Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 15/11/2020

ELEITOS PORQUE O SENHOR VOS AMA

Deuteronômio 7:6-9 – 6 – Porque povo santo és ao SENHOR teu Deus; o SENHOR teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra. 7 – O SENHOR não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos; 8 – Mas, porque o SENHOR vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito. 9 – Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.

Sobre eleições, quem pode trazer alguma solução a uma cidade, estado, ou federação? Todos os que se apresentam candidatos sustentam que podem mudar ou melhorar as condições de vida de seus eleitores. Promessas de campanha, projetos voltados para a população, mais saúde sem filas, mais educação e merenda, mais cultura, esporte, lazer, conserto de ruas esburacadas, segurança pública, benefícios, benefícios, benefícios. Mas, infelizmente por trás do pano, em meio a tudo, os eleitores sabem e, desonestamente, consentem com os conchavos políticos, jogos de interesses, tráfico de influência, ambição pelo poder, enriquecimento ilícito e defendem a corrupção dizendo: Ele rouba, mas ajuda o pobre. Salvo aqueles que realmente têm interesse em lutar pelo bem estar do povo. Enfim, o candidato apresenta o seu nome e luta para ser eleito pelos seus simpatizantes.

Por outro lado, DEUS faz a sua escolha, a sua eleição. Jesus declara que Ele mesmo nos escolheu: Não escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei … João 15.16. A verdade é que eu nunca me candidataria a servir para o trabalho do evangelho. Fomos escolhidos, somos chamados, somos nomeados, e enviados. Somos cooperadoresparticipantes junto àquele que nos elege. Jesus votou em mim e em você. Não porque tenho mais, mas porque eu tenho menos. O apóstolo Pedro nos conduz ao entendimento. I Corintios 1:26,27 – “Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. – Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;” Desde a amorosa declaração feita ao povo de Israel, com certeza, Jesus continua escolhendo aos desvalidos, pobres e necessitados, as coisas fracas do mundo.

Jesus sabe do nosso coração, os sentimentos, desejos, medos, tristezas. Assim, manifesta-se a nós mesmos tal qual  fez ao profeta Jeremias 31:3 – “Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.”

Deus quer formar a representação de um povo santo, para Ele mesmo. Um povo especial, inconfundível de todos os que há na terra. O prazer de Deus é cuidar daqueles que confiam em seu nome. Sabedoria segundo a carne, poder e nobreza nunca serão qualificações da escolha de Deus para o homem. Afinal, no menos que somos nós, Jesus quer fazer mais em nós e através das obras da graça conferidas aos seus escolhidos.

Votação 2020? Traz novidades visíveis? A resposta é NÃO. “- Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.” – Eclesiastes 1:10.  As Escrituras, no entanto, trazem uma novidade: O SENHOR VOS AMA! Isto, sim, é  novidade para um mundo decaído, é novidade para o oprimido, é novidade para quem perdeu a alegria de viver, é novidade para quem se entrega ao pecado, é novidade para o que rouba da população, é novidade para o dependente químico, é novidade para o alcoólatra, é novidade para quem se prostitui. Jesus foi a maior novidade para Zaqueu que decidiu deixar de surrupiar nos impostos. Jesus foi a maior novidade para a confusão na vida da mulher samaritana, Jesus foi a maior novidade para tantos cegos, coxos, enfermos e novidade até para quem o perseguia.

Deus é a maior garantia quando elegeu você. Ele não chama capacitados, mas os capacita. Concede a presença do Espírito Santo para ensinar e guiar a toda a verdade. Deus é fiel que guarda a sua aliança perpetuamente em Cristo Jesus. Creia, Deus te escolheu porque te amou verdadeiramente. Guardemos o seu mandamento.

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens