Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 15/11/2020

O SENHOR GUERREIA POR NÓS

Por Roberto Veloso

@robertoveloso_

Prestai atenção, disse ele, homens de Judá e de Jerusalém, e tu, rei Josafá! Eis o que vos diz o Senhor: Não temais, não vos deixeis atemorizar diante dessa multidão imensa, pois, a guerra não compete a vós, mas a Deus.” (2 Crônicas, 20:15)

Josafá foi rei em Judá, pois naquele tempo, o reino que fora de Davi havia sido dividido entre Judá e Israel, sendo capital do primeiro Jerusalém e do segundo Samaria, este depois seria invadido pelos assírios que miscigenaram o povo, daí o preconceito contra os samaritanos.

Judá era um reino menor, com pequeno exército, e estava sob severa ameaça de ser invadido. As forças humanas a serviço do rei Josafá eram diminutas diante dos invasores amonitas, moabitas e as gentes da montanha de Seir.

O exército invasor era tão numeroso que Canaã, a terra prometida por Deus aos descendentes de Jacó, estava sob forte ameaça de cair nas mãos de estrangeiros. Levando em consideração a capacidade humana do reino de Judá resistir, Josafá imaginava que a guerra estava perdida antecipadamente.

Porém, ao invés de se entregar à desesperança, o rei de Judá clamou ao Senhor:

Senhor, disse ele, Deus de nossos pais, não sois vós o Deus do céu e o soberano de todos os povos? Tendes em vossa mão a força e o poder e ninguém vos pode resistir.” (2 Crônicas, 20:6)

Essa confiança fez Judá ganhar a guerra sem precisar usar a força, porque o Senhor lutou pelos judeus, confundindo os seus adversários que se auto destruíram.

A mesma situação nos deparamos no cotidiano de nossas vidas. Muitas vezes estamos diante de exércitos imaginários que pela nossa força, aparentemente, não conseguiremos enfrentar e vencer. Isso gera angústia e desânimo, mas a saída está próxima e ao nosso alcance: a confiança em Deus.

Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Isaias, 55:6)

O Pai é o senhor da guerra e lutará por nós. E o caminho para se chegar a Deus é Jesus Cristo, o Seu filho unigênito, que nos foi entregue para a salvação. Ele nunca nos desamparará e abandonará, mesmo nas situações mais difíceis.

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. (Filipenses 4:6)

Confiar em Deus e entregar todas as nossas dificuldades a Ele, por meio de Jesus Cristo, mesmo as consideradas intransponíveis, é a atitude correta a ser adotada pelo cristão, porque Deus é quem querreará por nós e Nele somos mais do que vencedores.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens