Quais são as marcas de uma seita?
Lidar com ensinos falsos não é algo novo. O apóstolo João escreve: “Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo” (1João 4.1). Se a igreja primitiva precisava exercitar seu discernimento, quanto mais precisamos nós, dois mil anos depois? Aqui estão duas marcas simples para discernir no que diz respeito às seitas.
Se a igreja primitiva precisava exercitar seu discernimento, quanto mais precisamos nós, dois mil anos depois?
Uma seita pode ser marcada teologicamente. Isso é visto em sua rejeição de uma ou mais das principais doutrinas cristãs, ou em sua adesão a elas. Tipicamente, uma seita é marcada por revelação adicional, uma visão distorcida de Cristo, desconsideração do pecado original, desconstrução da Trindade, uma redefinição da graça e uma salvação com base em obras.
Uma seita pode ser marcada sociologicamente.Seitas são frequentemente lavagens cerebrais por um líder ultra-autoritário, como no trágico caso de David Koresh, o líder do Ramo Davidiano em Waco, Texas (EUA). Ou uma organização ultra-autoritária, como a Sociedade Torre de Vigia, que supervisiona o grupo sectário conhecido como Testemunhas de Jeová. Esses líderes e organizações criam uma divisão sociológica entre seus seguidores e o mundo, o que inevitavelmente promove o isolacionismo. Os líderes de seitas muitas vezes ditam o que seus seguidores devem acreditar, pensar, falar, sentir, comer, beber e até mesmo vestir. Algumas seitas são fáceis de identificar, enquanto outras são mais difíceis de serem detectadas pelas pessoas com menos discernimento.
Para reconhecer uma seita, você primeiro deve estar enraizado teologicamente em sua própria fé. Certifique-se de ser um estudante da Escritura. Uma vez que esteja biblicamente fundamentado, compare o que os mórmons ou Testemunhas de Jeová dizem sobre Jesus, a Trindade, a salvação, a cruz, a eternidade, a Escritura e o pecado. Você perceberá que eles até podem usar o mesmo palavreado, mas suas crenças, quando contrastadas com o cristianismo, são totalmente diferentes.
Publicado com permissão do ministério The One Minute Apologist (disponível em: oneminuteapologist.com/what-are-the-marks-of-a-cult/).
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.