Texto do Roberto Veloso, publicado na PG do dia 01/11/2020
DESCENDENTES ESPIRITUAIS DE ABRAÃO
Por Roberto Veloso
@robertoveloso_
“Responderam-lhe: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão.” (João, 8:39)
Alguns contenderam com Jesus porque não entendiam a mensagem espiritual vinda do Mestre. Muito carnais, eles não percebiam a necessidade de se voltarem para as coisas do Pai celestial. Para eles, bastava a descendência carnal de Abraão e estava tudo resolvido.
No episódio do rico e do mendigo, Jesus Cristo esclarece, didaticamente, que o simples fato de descender geneticamente de Abraão não garante o reino dos céus. O rico chama Abraão de pai e este o chama de filho, em uma clara demonstração de parentesco, porém, pelas más obras, apesar de ser filho de Abraão, o rico estava sob tormentos.
“E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado.” (Lucas, 16: 25-26)
O descendente na carne de Abraão não foi somente Jacó. A Bíblia relata que Abraão teve oito filhos. Ismael com Agar, Isaque com Sara, Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá com Quetura. Todos eles com grande descendência.
Mesmo tomando como referência os filhos de Isaque, Esaú e Jacó. Podemos verificar que Esaú gerou a muitos filhos e dele adveio um povo, os edomitas. De Jacó, advieram os judeus. Portanto, essa discussão de genealogia não interessa aos cristãos.
“Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis.”(Tito 3:9)
Portanto, a descendência carnal de Abraão é irrelevante. Jesus diz que o importante é fazer as obras de Abraão. Essas sim conduzem à vida eterna. Em Hebreus, 11:8, está dito como é esse comportamento:
“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.”
Ou seja, Abraão ouviu o chamado e obedeceu. Saiu da terra de Ur para a terra prometida de Canaã. Espiritualmente, estamos recebendo o mesmo chamado, para sairmos da terra do pecado para a terra prometida da vida eterna. Se ao ouvirmos, obedecermos pela fé, com arrependimento, estaremos fazendo as obras de Abraão e conquistando a nossa morada celestial.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.