Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Sérgio, publicado na PG do dia 01/11/2020

O CONVITE DA GRAÇA
IS. 1: 18-20

Esse texto é um convite de Deus para que o povo encontre-se com Ele para um debate a respeito do seu pecado.
A palavra “arrazoemos “, que já aparece na primeira parte do v.18 (“YAKHAH”), vem de uma raiz verbal do hebraico que significa “ARGUMENTAR” , “DISCUTIR “, “RACIOCINAR JUNTO “.
As cores citadas na segunda parte do v.18 representando o pecado, eram cores que, nos tecidos, eram bastante resistentes à ação do tempo e de grande durabilidade nos tecidos, além de serem cores vivas e vibrantes. É interessante que em nenhum outro texto do Antigo Testamento e nem mesmo na literatura do Oriente Próximo, o vermelho é símbolo de pecado. Embora o branco seja símbolo da pureza.
A expressão “se quiserdes” , que aparece no v.19, no hebraico, “AVHAH”, significa “ESTAR DISPOSTO A CEDER , CONCORDANDO COM A AUTORIDADE.” E ainda no v.19 , a palavra “OUVIRES” , é um verbo aramaico que significa “MOSTRAR OBEDIÊNCIA À ALGO QUE FOI DITO.” E numa relação diretamente contrária , a expressão do v. 20 “se recusardes e fordes rebeldes “ significa, na forma verbal causativa , como está, significa “PROVOCAR AMARGURA EM RAZÃO DA DESOBEDIÊNCIA.”
Esse texto é,pois, um convite da da graça de Deus com relação à Israel, mas também para a igreja hoje, no sentido de que o povo de Deus ontem (Israel) e o Seu povo hoje (a igreja) seja justo e justificado pelo arrependimento em reconhecimento da autoridade do Senhor.  Porém, se o povo rejeitar a oferta da justificação da parte de Deus, esse povo experimentará, não a graça, mas o juízo de Deus. A pergunta que segue é o que experimentaremos da parte do Eterno? O juízo, ou, a graça? A resposta está nas suas atitudes. O que elas atraem? A graça, ou, o juízo de Deus? (Pastor Sérgio Lima, escravo de Cristo por causa da Cruz. Escravo alforriado, mas escravo).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens