Fechar
Buscar no Site

Mário Persona / Degradação Eterna

Degradação eterna

Leitura: Marcos9:41-48

 

Marcos 9:43-48 fala do destino dos perdidos, “o inferno, onde o fogo nunca se apaga”, um lugar “onde o seu verme não morre”. Outra vez o Espírito Santo usa o mundo material para entendermos o espiritual. Quando alguém morre, o seu corpo é sepultado e sua carne é comida por vermes. Com o tempo o processo acaba e os vermes morrem, mas não aqui. “Onde o seu verme não morre” nos fala de eterna degradação.

Os perdidos também receberão seus corpos ressuscitados para experimentarem essa degradação, como pessoas comidas por vermes ainda em vida. Foi o caso de Herodes, que, “no dia marcado… vestindo seus trajes reais, sentou-se em seu trono e fez um discurso ao povo. Eles começaram a gritar: ‘É voz de deus, e não de homem’. Visto que Herodes não glorificou a Deus, imediatamente um anjo do Senhor o feriu; e ele morreu comido por vermes.” (At 12:21-23).

Herodes representa o ser humano que faz de si mesmo seu deus. “Tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal.” (Rm 1:20-23).

Mas o que diz a passagem após dizer que Herodes “morreu comido por vermes”? Diz que, “entretanto, a Palavra de Deus continuava a crescer e a espalhar-se.” (At 12:21-24). Percebe o contraste? Enquanto um grande homem apodrece, a Palavra de Deus prospera. Este é o consolo, esperança e certeza de todo crente em Jesus, como escreve Pedro:

“Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação… para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, creem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa… alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas… Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações.”  (1 Pe 1:6-9; 2 Pe 1:19).

 

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens