Pr. Roberto Naves Amorim
QUE DEUS É ESSE?
Isaías 57.15 afirma: “Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos”.
Esse pequeno versículo nos apresenta Deus. Ele é o “Alto”, ou seja, Aquele que é “exaltado, elevado e erguido”. O termo “Sublime” também significa “levantado e exaltado”. O texto afirma que Deus “habita na eternidade”, ou seja, Ele não é guiado pelo tempo nem pela história. Ele também é “Santo”, ou seja, Ele é separado do pecado e não pode ser manchado por nenhuma iniquidade. Deus então é o Glorioso, o Soberano, o Santo, o Grande, o Incomparável.
A primeira parte do texto apresenta Deus em Sua espetacular beleza e grandeza. O texto revela que Ele é inatingível, glorioso, tremendo e que habita no Seu santo céus e em toda a eternidade, ou seja, Ele está em outra dimensão, em outra categoria.
Mas o texto continua, e o próprio Deus declara: “…mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos”. O Deus admirável, elevado, estupendo e indizível não somente habita em um lugar fora da realidade humana, mas Ele desce para se fazer presente, perto e junto com o que sofre, com o que está em dor, com o desesperançado, aquele cujos problemas o abatem e o quebram.
Que Deus é esse? Esse é o Deus exaltado, eterno, indizível, mas pessoal e presente. Esse é o Deus em quem você precisa crer, conhecer e pertencer. Esse é o Deus que fará toda a diferença em sua vida, especialmente quando o seu mundo estiver desmoronando.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.