Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Sérgio, publicado na PG do dia 25/10/2020

A CONDENAÇÃO DO CULTO HIPÓCRITA – Is. 1:10-17.

Há quem defenda que esse texto não se refere ao povo de Deus, em razão de no texto parecer que Deus está falando para o ímpio, quando usa as palavras “Sodoma” e “Gomorrra” , no v. 10. Todavia, é preciso atentar para o fato de que o texto é comparativo, ou seja, o texto está dizendo que há semelhanças entre Judá e as cidades de Sodoma e Gomorra. O destruiu essas cidades por causa do pecado, e Jerusalém havia se tornado tão pecadora quanto elas.
Uma vez que essa relação é sugerida, o texto deixa implícito que o grau de impiedade também serve como parâmetro de comparação, ou seja, um Deus justo castigaria de forma semelhante crimes tão parecidos.
Assim, a única saída para Jerusalém é arrepender-se e voltar-se para Deus, atitude que requer muito mais do que simples ritual religioso. Senão vejamos:
“De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? – diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de bodes” (v.11).
No mundo antigo, a maioria das pessoas achava que os sacrifícios eram um meio de alimentar os deuses ( o sacrifício citado no v. 11 era um sacrifício de carne que o ofertante comia após oferecê-lo a Deus). O problema com o conceito de “alimentar os deuses” era o fato de se pressupor que Deus tinha necessidades que os adoradores podiam satisfazer; e com isso conseguirem algum favor em troca. O texto, enfim, nos leva ao entendimento de que, muito mais do que rituais religiosos, o que Deus deseja de nós é uma vida de santidade. E a verdadeira santidade não se expressar em rituais, mas na obediência à Deus e à sua palavra.que desembocará em atitudes concretas de justiça e sobretudo de humildade diante de Deus e dos homens. A palavra “aprendei” , que aparece no v. 17, significa “ser ensinável” . O que implica em humildade para reconhecer o erro e disponibilidade para aprender o que é certo.
Que sejamos discípulos de Cristo em constante processo de mudança e aprendizado. E que o nosso culto seja algo que chegue ao trono da graça de Deus como uma celebração suave e agradável ao Senhor (Pastor Sérgio Lima, escravo de Cristo por causa da Cruz. Escravo alforriado, mas escravo).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens