Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho,publicado na PG do dia 25/10/2020

Seja inteligente como uma criança recém nascida!
– PORTANTO, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. 2 – Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, 3 – Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; 4 – Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? 5 – Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos. (Hebreus 2.1-5)
Temos em nossa natureza um sentido principal que é a sobrevivência. Uma  luta pela preservação da vida logo é travada desde a criação do ser. O recém-nascido, por exemplo, mesmo que ninguém possa informá-lo, ele já sabe o que precisa ser feito para manter-se vivo neste mundo. Observando minha netinha Júlia, que nasceu  há exatamente seis dias atrás, eu a considero uma brava guerreira que luta pela sua própria existência. Sendo criança e completamente dependente do amparo de seus pais, em especial a mãe que a alimenta.  Júlia expressa intenso desejo, comunica-se com choro forte e persistente, e, reivindica o leite materno. Alguém pode até dizer que criança não trabalha, mas, eu discordo. Ela se esforça muito e o “trabalho é pesado”. Sugar do leite materno para se nutrir  é a sua única forma de crescer em estatura física e ficar  linda, forte e sadia
Queridos, Jesus anuncia a Nicodemos quem somente verão o reino do céu, são aqueles que nascem de novo. É necessário nascer de novo. (João 3. 3 e 7). Jesus refere-se à gestação e nascimento espiritual, gerados novamente pela Palavra de Deus, viva que permanece para sempre. I Pedro 1:23. Nicodemos, a princípio, não compreendeu essa máxima de Jesus, sendo um dos principais da sinagoga, como uma tola criança, pergunta se ele deveria voltar ao ventre de sua mãe para nascer de novo.
A cultura judaica valoriza os anjos, seres celestiais, e levam a sério  a palavra falada por eles. Testificam o que ouviram da parte dos anjos, e permaneceram firmes sabendo que a transgressão e desobediência ao que os anjos dizem, resultam em culpabilidade e justa retribuição com sabor  amargo, resultado por não ouvirem o que os anjos falaram.
Hoje temos conhecimento da Palavra não somente falada, temos ao nosso alcance a  Bíblia, que foi escrita por homens inspirados por Deus. E os anjos desejaram anunciar o evangelho (I Pedro 1.12). Sim , queridos, Deus nos fala nestes últimos dias pelo Filho. O dia de hoje, especialmente. Jesus é superior a anjos. Ele não veio somente para anunciar a salvação, mas veio para realizar a obra salvadora Nele e por Ele mesmo.  Jesus é o resplendor da glória de Deus, feito mais excelente do que os anjos e todos os anjos o adoram. (Hebreus 1).
A preocupação principal de quem ministra o evangelho é permanecer firme, cuidadoso, zeloso e ser escrupuloso ao ministrar a Palavra. É o nosso trabalho como esforço. Se desejarmos crescer no conhecimento da verdade de Deus, devemos, então, considerar a Palavra de Deus. É arriscado investir no projeto temerário da negligência. É imprudência, é falta de juízo, é sério risco para a vida espiritual. Porque crer em anjo da guarda e cultuá-lo, esperando pelas coisas futuras se Deus sujeitou o mundo ao Filho Jesus?
A salvação, começou com Jesus, foi confirmada pelos crentes de todos os tempos e épocas, e testificada por Deus por sinais, maravilhas e distribuição de  dons do Espírito, segundo a sua vontade, e assim, ainda hoje.
Aproxime-se de Deus, comunique-se, imediatamente com Ele, mesmo com as lágrimas e choros do arrependimento, e, como uma criancinha de colo, aquieta-te Nele. Deseje o alimento genuíno, que é o ensinamento da Palavra por  Jesus. Busque, realmente, crescer, lutar pela sua sobrevivência e da sua família e pessoas próximas. Não há outro escape. Faça o seu melhor por aquele que te gerou e  amou primeiro. Leve a Palavra de Deus a  sério. Não seja uma cabeça oca! Trabalhe duro, é com dificuldade que somos salvos. Seja inteligente como uma criança recém nascida!

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens