Texto do Roberto Veloso – Pagina Gospel do Jornal Pequeno do dia 11/10/2020
O SACRIFÍCIO DEFINITIVO DE JESUS
Por Roberto Veloso
“O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito; e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde.” (Êxodo 12:5,6)
Quando os judeus saíram do Egito, libertos da escravidão pela mão forte de Deus, Moisés escreveu a respeito dos sacrifícios que deveriam ser feitos para a expiação dos pecados cometidos pelo povo.
“E como a sua oferta pela culpa, trará ao Senhor um carneiro sem defeito, do rebanho; conforme a tua avaliação para oferta pela culpa trá-lo-á ao sacerdote; e o sacerdote fará expiação por ele diante do Senhor, e ele será perdoado de todas as coisas que tiver feito, nas quais se tenha tornado culpado.” (Levítico, 6: 6-7)
Esse tipo de sacrifício era contínuo porque a natureza pecaminosa do ser humano fazia com que ele sempre estivesse precisando imolar cordeiros e outros animais para ter os seus pecados perdoados.
O holocausto de animais teve seu auge com Salomão, que sacrificou vinte e dois mil bois e cento e vinte mil ovelhas na inauguração do templo de Jerusalém. Mas, essa imensidão de sacrifícios não fez nem o rei e nem o povo parar de transgredir, tanto que Deus permitiu que o reino de Israel fosse dividido (1 Reis, 12) e depois o povo fosse levado cativo para a Babilônia (2 Reis, 25), em razão das iniqüidades praticadas.
Deus, porém, tinha um plano para salvar a humanidade. Esse plano foi executado com o envio de Seu filho amado, Jesus Cristo, para um sacrifício definitivo. Se para a expiação do pecado precisava de um cordeiro sem mácula, em Jesus isso se confirma, porque Ele é o cordeiro de Deus, sem mácula, sem defeito, que tira o pecado do mundo. (João, 1:29)
“Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?” (Hebreus, 9:13-14)
O sacrifício de Jesus é eterno e definitivo, com Ele não há mais necessidade de imolação de animais. Ele é o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Com o seu sangue derramado, Ele pagou todas as nossas dívidas. Quem Nele crê não perece, mas tem a vida eterna.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.