Fechar
Buscar no Site

Marinho apresenta a empresários estrangeiros oportunidades de investimento no Brasil

Ministro participou nesta quarta-feira (23) de seminário sobre saneamento básico promovido pela Apex-Brasil e conversou com representantes de fundos de investimento italianos

Ministro webinar ApexO ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participou, nesta quarta-feira (23), de duas videoconferências com representantes de fundos de investimentos estrangeiros. O objetivo é atrair capital privado para áreas de saneamento básico, iluminação pública, mobilidade urbana, habitação popular e desenvolvimento regional, entre outras.

Promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a conferência Invest in Brasil Infrastructure reuniu cerca de 100 participantes interessados no impacto do novo Marco Legal do Saneamento e nas oportunidades de investimentos no setor, que prevê a universalização do atendimento à população até 2033. Hoje, no País, 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada e mais de cem milhões não contam com coleta de esgoto.

O ministro Rogério Marinho ressaltou que a carteira de obras do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), tanto em saneamento quanto em outras áreas, oferece o que o mercado procura. “Temos previsibilidade, segurança jurídica e respeito aos contratos”, afirmou. “E sempre com foco na inclusão social, na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente”, completou.

Marinho também lembrou que o MDR assinou, neste mês de setembro, um memorando de entendimento com a ONG inglesa Climate Bond Initiative (CBI) para alinhamento de seus programas e projetos segundo critérios de sustentabilidade e governança internacionais, tornando-os mais atrativos para investidores, tanto na fase de leilões quanto na captação de recursos, devido à possibilidade de emissão de títulos verdes para financiamento das ações. “A ideia é que toda a carteira esteja com certificados e seja mais atrativa no mercado”, explicou.

O presidente da Apex-Brasil, Sérgio Segovia, reforçou que o Marco Legal do Saneamento se tornou um grande atrativo para investir no País. “Ele traz segurança aos negócios. Nossas portas estão abertas para receber investimentos estrangeiros”, explicou, ao ressaltar que serão necessários aportes em torno de R$ 500 bilhões a R$ 700 bilhões em 10 anos para a execução das obras de universalização do saneamento.

Parceria entre Brasil e Itália

Na sequência à conferência da Apex-Brasil, o ministro Rogério Marinho apresentou a mais de 60 representantes de fundos de investimentos e empresários italianos os projetos executados pela pasta que podem receber capital estrangeiro. Durante o Seminário Brasil-Itália, foram discutidas ações nas áreas de saneamento básico, iluminação pública e mobilidade urbana, entre outros.

O ministro Rogério Marinho ressaltou que o Governo Federal está mudando o perfil da carteira de projetos para atrair investimentos. “Principalmente após a pandemia, o mundo deseja investir em portos seguros. Estamos atentos a isto e podemos oferecer essa segurança porque cumprimos os nossos compromissos”, ressaltou.

Segundo o subsecretário do Ministério das Relações Exteriores da Itália, Manlio Di Stefano, a parceria com o Brasil merece ser ampliada. “Já estamos presentes no setor de saneamento, mas acredito que há um grande potencial e diversas oportunidades para aumentarmos os esforços e investimentos nesta união”, afirmou Di Stefano.

Pelo MDR, também participaram das videoconferências os secretários nacionais de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Tiago Pontes, e de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, a chefe da Assessoria Internacional, Carla Barroso, e representantes das outras áreas do Ministério. O evento faz parte de uma série de reuniões que o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) vem fazendo com representantes de países e de fundos de investimentos.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens