Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 20/09/2020

“FIQUE EM CASA, NA CASA DE DEUS”  

Colossenses 3.18-25

18 – Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. 19 – Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. 20 – Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.21 – Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.22 – Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.23 – E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,24 – Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. 25 – Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.

Você já deve ter ouvido alguém “desabafar” com uma frase do tipo: A vida é minha e faço dela o que bem entender. Isto soa como arrogância de alguém que se acha ser dono de si mesmo. E assim afronta e será afrontado, injuria e será injuriado sofrendo danos e prejuízos, principalmente em seus relacionamentos interpessoais.

Queridos, o ser humano é um ser social. Deus, no início, em um momento da sua criação viu que não é bom o homem viver sozinho. (Genesis 2.18). Deus aponta o primeiro problema que pode surgir envolvendo o indivíduo: a solidão. Não estamos falando da condição de “ficar sozinho”, muitas pessoas preferem ser eremitas. São aqueles que fogem ao convívio pessoal e que vivem sozinhos por terem dificuldades de viverem em uma sociedade.

A solidão é um problema, e a solução para esse problema é o relacionamento que se deve ter e manter com outras pessoas. Aí surgem outras questões que envolvem todos os relacionamentos pessoais se não forem bem administrados, gerando conflitos intermináveis que resultamem inimizades em morte física e espiritual.

Nos procedimentos de combate a pandemia, o jargão: “fique em casa”, trouxe muito mais problemas do que solução para combater e vencer o perigo da contaminação pelo Covid-19. Infelizmente nesse período cresceu o número de violência doméstica. O “fique em casa”, formou em muitos lares verdadeiros campos de batalha aonde o inimigo são os da própria casa. Homens que agridem suas companheiras por ausência, palavras ou força bruta. Crianças abusadas pelos genitores, padastros e madastras, etc. Enfim não nos cabe aqui elencar as inúmeras situações ocorrentes da violência doméstica.

A desordem familiar, é o grande problema detectado na ordem exigida: “fique em casa”. Por isso, deve-se em nome da paz e harmonia, acatar e exercitar pelo menos três atitudes bíblicas: sujeição, amor e obediência. Por mais que você tenha uma opinião contrária ou restriçãocom relação a aplicação dessas três atitudes. Por mais que você rejeite esses meios que garantem a harmonia nos relacionamentos. É o que deve ser feito urgentemente.

Precisamos admitir que Paulo não só falou aos colossenses, mas fala ainda hoje para todos nós. E o servo também, sem acepção, faz parte da família. Os servos do Senhor Jesus, participam da família de Jesus. Lucas 8:21b – … : – Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.

Quem faz parte da família de Deus, não causa violência doméstica, ao contrário promove a paz entre os familiares. Quem faz parte da família de Deus, não se ausenta, mas transmite confiabilidade e segurança. Quem faz parte da família de Deus não age por violência, mas pelo Espírito Santo. Quem faz parte da família de Deus ama incondicionalmente orando pelo bem de sua família. Quem faz parte da família de Deus ouve a Palavra de Deus e a executa.

Se você pode escolher uma casa para o “fique em casa”, escolha, então, ficar, para todo sempre na casa do Senhor. – Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida …  (Salmos 27:4a). Submeta-se a Deus, Ame a Deus e Obedeça a Deus. É simples assim!

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens