Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 13/09/2020

DIGA SIM AO NÃO DE DEUS

Texto Áureo : Deuteronômio 5:7-21

7 – Não terás outros deuses diante de mim; 8 – Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; 9 – Não te encurvarás a elas, nem as servirás; 11 – Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; 17 – Não matarás. 18 – Não adulterarás. 19 – Não furtarás. 20 – Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 21 – Não cobiçarás a mulher do teu próximo; e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

O “Não”, contraria a toda expectativa humana, frustra, delimita a vontade, entristece e faz chorar. Quantos “Nãos” temos ouvido de Deus? Deus ensina sobre como se deve proceder. Então, certamente,  seremos conduzidos à melhor resposta vinda da parte do Senhor.

O “Não” de Deus tem objetivo bom e depura a alma. É disciplina para a correção de quem está em pecado errando o alvo. O nosso alvo é Cristo, e Deus quer que sejamos participantes de sua santidade (Hb 12.10). Nosso irmão Paulo, se dá como exemplo (Fp 3.14) – Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. E devemos saber que   Pecado em seu sentido original no grego, é “errar o alvo”.

O “Não” é, também, um instrumento que Deus usa para nos conduzir aoque é correto e que deve ser feito, conforme o propósito especial para os que seguem a Cristo. É o “Não impeditivo”. Muitas vezes somos barrados de ir ou vir por ordem do Espírito Santo, assim como Paulo em sua segunda viagem missionária, fora impedido pelo Espírito de ir à Ásia maior apontando-lhe a direção, para a Macedônia, que posteriormente viria a ser a igreja exemplar na sustentação missionária. Deus sabe de tudo, em todo o tempo em todo lugar.

Se você é uma pessoa que prefere ser orientado por Deus, então, nunca diga que o diabo vem atrapalhando os seus planos de vida. Reconheça que se em algum desejo particular, ou planejamento não aconteceu como você esperava, diga, que foi Deus que não permitiu. É Deus quem conduz os seus eleitos,  por caminhos certos em tempos certos, para glória do seu nome e  exaltação do seu Filho, Jesus.

Enfim, não fique ansioso por coisa alguma, pois Deus é quem sustenta a todos, até os pequeninos pardais. Deus sabe do que você necessita no tempo correto, e diga-se de passagem, o tempo é Dele, não é  seu o  tempo. Lembre-se disso!

Procure a santificação quando Deus disser “Não”. No deserto, o Senhor preparava um povo para ser conhecido como o Povo de Deus. E assim, determinou: Não ao invejoso, não ao que mente, não ao que rouba, não ao que adultera, Não ao que mata , Não ao irreverente, Não ao idolatra … Não ..não e não. Quem tem ouvidos ouça!

Finalmente, sinta-se privilegiado pelo Senhor. O “Não”, de Deus, imediatamente, pode ser incompreensível, no entanto, mais adiante, constatamos de maneira clara e transparente o quanto fomos beneficiados, pois no que parecia amargo e negativo, manifesta-se o zeloso e grandioso amor de Deus pelos seus filhos.

Pergunto: Você consegue se sentir filho de Deus? Então,  diga sim aoseu “Não”.

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens