Fechar
Buscar no Site

Maranhão recebe investimentos de R$ 10,4 milhões da Codevasf para construção de pontes

Pontes Maranhão 01Modernas pontes de concreto com estrutura de aço serão instaladas no Maranhão pelo governo federal por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Inicialmente, serão construídas 29 pontes modulares mistas que irão substituir antigas estruturas em madeiras em diversos municípios do estado. O investimento é da ordem de R$ 10,4 milhões, oriundos do Orçamento Geral da União e destinados à Codevasf por meio de destaque orçamentário extraparlamentar descentralizado pela Secretária Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

De acordo com o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga, “a construção das pontes mistas vai agilizar e melhorar o tráfego nas localidades onde serão instaladas, bem como aumentar a segurança de todos a partir da substituição de antigas pontes de madeira”. A dimensão das pontes a serem instaladas varia de 10 a 24 metros de extensão por 4,5 metros de largura.

O contrato para a execução dos serviços foi assinado no final de julho deste ano. “As obras ainda não foram iniciadas. Atualmente, estamos na fase de obtenção das licenças ambientais e recebimento dos projetos executivos. A validade do contrato é de um ano após assinatura das ordens de serviço, as quais ainda não foram expedidas”, explica o analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf no Maranhão e fiscal das obras, Marcone Leite.

A programação de trabalho prevê, inicialmente, a execução de três pontes no município de Imperatriz e uma em Açailândia. “Em Imperatriz, serão beneficiadas cerca de 259 mil pessoas que vivem na cidade com a construção de duas pontes no bairro Vila Redenção II e uma no bairro Santa Rita. Já em Açailândia será construída uma estrutura na divisa com o município Bom Jesus das Selvas, beneficiando cerca de 147 mil que residem nas duas cidades”, detalha Leite.

Pontes Maranhão 02Para o diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Rosendo Júnior, “além da melhoria das condições de segurança e tráfego de pessoas, essa ação é de suma importância para o desenvolvimento econômico dos municípios, pois a estruturação das vias para o escoamento da produção permite a inserção de produtos no mercado de maneira mais sólida e competitiva, desenvolve novos postos de trabalho, geração de renda e melhoria nas condições de vida da população.”

Durabilidade e outras vantagens

A opção da Codevasf pelo sistema construção de pontes modulares mistas deve-se, entre outros fatores, à superestrutura de peso 65% menor que as pontes convencionais de concreto, reduzindo assim as dimensões de pilares e blocos e, consequentemente, do número de estacas; redução da quantidade de peças, otimizando o transporte e diminuindo valores de frete; uso de pouca mão de obra para montagem (no máximo, quatro trabalhadores), minimizando assim risco de acidentes de trabalho.

De acordo com a empresa contratada para executar os serviços, as pontes de concreto com estrutura de aço têm muitas vantagens. Elas combinam as qualidades estruturais do aço e o custo/benefício do concreto. São mais baratas quando comparadas às construções de pontes de concreto convencionais, além de mais leves e de suportarem uma elevada capacidade de carga.

Outra vantagem apontada é que esse tipo de estrutura é projetada para ter durabilidade superior a 100 anos, sem a necessidade de manutenção periódica, com 50 anos de garantia contra a corrosão, além de utilizar materiais sustentáveis na sua construção.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens