Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 06/09/2020

PERSEGUIDOS PELA VERDADE OU SEGUINDO COM A VERDADE? – EFÉSIOS 4.14-15 –
“- Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Na bíblia, há pelo menos 528 citações diretas ao vocábulo VERDADE. A verdade se manifesta tanto aos olhos do corpo e do espírito, é a manifestação daquilo que é ou existe tal como é. É o verdadeiro, é o evidente, plenamente visível para a razão. É o não oculto, o não escondido, o não dissimulado, segundo o significado grego (Aletheia).
O mundo caminha encharcado na fraude. Narrativas absurdas que tentam encobrir os fatos, anular, justificar, ou relativizar tudo aquilo que é justo e verdadeiro. E tudo isso é tão evidente e às vezes, pessoas do tipo “me engana que eu gosto”, não mais se importam em combater a fraude, mas, convivem pacificamente com a mentira deixando-se serem conduzidas ou manipuladas pelo engano de homens astuciosos. Muitos são enganados sabendo disso e outros, infelizmente, são “levados na conversa” por completa ignorância e desconhecimento da verdade.
Pois bem, para convivermos com a verdade é evidente que devemos ser também verdadeiros. Sem desejar incorrer sobre conceitos filosóficos sobre a verdade, desejemos mais é vivenciar praticando-a. Isto sim, apesar dos pesares e do peso da verdade, vale a pena seguir com ela.
Pilatos, aquele que interrogou a Jesus, o viu inocente e ninguém apresentou provas pelo que o acusavam. Mas para garantir a sua política de boa convivência com o povo que gritava: – Crucifica-o, lavou as mãos. Não julgou com justiça, mas deixou tudo solto, inclusive o mal-feitor, Barrabás entregando Jesus à condenação de morte na cruz. – Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum (João 18:38). Queridos, é bom caminhar de mãos dadas com a verdade, e não lavar as mãos, fazendo pouco caso dela. É bem melhor ser amigo da verdade do que ser perseguido e atormentado por ela.
Paulo instrui, excelentemente, a igreja em Éfeso, e, assim, reverbera para todas as igrejas cristãs. A verdade de Deus e o seu amor são inseparáveis. O mundo e a igreja são divergentes. O mundo é enganoso e Deus é verdadeiro. Precisamos crescer em todo o entendimento quanto a isso. Quem concorda com Jesus Cristo, não pode amar o mundo concordando com o “pai da mentira” que mente desde o princípio que é satanás.
A igreja conhece a verdade e conhece a Deus. No entanto, vemos com tristeza, líderes religiosos, como pastores, padres, bispos, evangelistas, instrutores do evangelho, parceiros da mentira, enganando de maneira vil e fraudulenta porque eles mesmos são uma fraude. Não são inocentes, são culpados. Sabem a verdade de Deus, mas desconhecem-na. Não promovem a justiça, debocham e não exaltam o Verdadeiro: JESUS.
Seguir a verdade significa crescer em conhecimento de Cristo, ser o seu ministro comissionado. Falar a verdade, pensar no que é verdadeiro, agir com bondade e justiça, propagar o evangelho, sendo cooperador de Deus e não pedra de tropeço para escandalizar o maravilhoso nome de Jesus. Paulo fala à NÓS, igreja, que devemos, buscar a perfeição e o pleno conhecimento de Cristo que é o cabeça da igreja. Prossigamos para este alvo e façamos a diferença no mundo. O Senhor, o verdadeiro, seja o nosso auxilio. Sigamos com a Verdade!
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens