Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 30/08/2020

Queres ficar são? João 5:1-15 (texto áureo)

– E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?

Temos registro bíblico de Jesus perguntando, por exemplo, a um cego: Que queres que te faça? (Lucas 18.41), ou ao paralitico há 38 anos junto ao tanque de Betesda: – … queres ficar são?(v.6).  Em sonhos o Senhor mostra-se disposto a atender a um pedido de Salomão (I Reis e II Crônicas). É indiscutível, Deus quer satisfazer o coração daquele que pede com boa inteligência.  – Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará. (Salmos 145:19).

Junto ao tanque de Betesda, havia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água. (João 5.3). Muitas pessoas que esperavam o “movimento da água”, pois o primeiro que descesse naquele exato instante, seria curado.

O verbo Jazer tem vários sinônimos: sepultado, estar completamente imóvel, deitado, esquecido ou ser um excluído, parecer morto ou de possuir um aspecto de morte. O paralítico encontrado por Jesus, é osímbolo que representa todos esses significados do verbo JAZER. Junto ao tanque, uma grande multidão de doentes com desejo de serem curados pelo movimento da água. Se havia uma multidão de enfermos, porque, então, Jesus se interessou em curar somente aquele homem? O paralítico não clamou por atenção, como o cego de Jericó: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. Aliás o paralítico desconhecia quem lhe falava: – … queres ficar são?

O homem não conhecia a Jesus, no entanto, Jesus conhecia perfeitamente até o problema que o tornara enfermo durante 38 anos. – Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.(v.14). Fica claro que o pecado o levou àquela prolongada enfermidade. O pecado traz como resultado a enfermidade física, mas isso não é o pior. O pior de todas as tragédias não é uma doença que leva á óbito e não é disso que Jesus fala. Suceder alguma coisa pior, é partir deste mundo sem oconhecimento de Deus. O pior é morrer sem Jesus, nosso Salvador.

Querido, Deus cumpre o desejo do coração daquele que o teme e sempre ouvirá o clamor e salva o pecador. O desejo do coração, é o pensamento pulsante da alma que espera em Deus. O paralítico aguardava por alguém cheio de misericórdia, um auxiliador que o colocasse no tanque. Jesus é este: – Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânime e grande em benignidade. (Salmos 103:8). Jesus não o colocou no tanque, mas beneficiou o paralítico com a  palavra curadora: Levanta-te, toma o teu leito e anda (v.8). Jesus é mais imediato. “Logo aquele homem ficou são”.

Ouvimos tolices e aberrações proferidas de homens “espiritualizados”: Eu quero, eu declaro a cura, eu determino a vitória, eu exijo que restituas o que é meu. E pseudo-pastores revoltados que em próprio nome expulsam o demônio ou dizem que foram ao inferno e mataram o diabo, coisas assim. E nesse arrojo de espiritualidade, apresentam-se como “tendo a posse” ou porção maior de dom espiritual do que os simples e pobres pecadores deste mundo.  Não devemos “embarcar nessa canoa furada”.

Você que jaz no mundo dominado pelo pecado e que há muitos anos vem enfrentando algum tipo de enfermidade física ou psíquica que tem lhe abatido e entristecido profundamente, saiba que você é um alvo perfeito da compaixão e misericórdia de Deus. Jesus quer te dar a cura. – Eu lhe darei saúde (Mateus 8.7), tenha fé, creia em Jesus.

Deus é fiel à sua Palavra, o querer e o realizar pertencem à Ele. Vitoriosos serão aqueles ligados a Cristo que nos dá muito mais do que pedimos ou pensamos. No nome de Jesus  o verdadeiro mal da nossa vida, o pecado, é, devidamente, repreendido. Enfim, o perfeito dom, virtude ou poder de Deus, é o seu eterno AMOR pelo pecador perdidoque jaz nas trevas. Queres ser curado do pecado? Jesus pergunta especialmente a você? Sim ou Não?

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-ma

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens