Texto da Mary Anne, publicado na PG do dia 30/08/2020
Mary Anne A. Pachêco
Escritora Cristã – São Luís – MA – Instagram: @maryannearagao
Vencendo o Dia Mau
Há dias que acordamos maravilhosamente bem, animados, encorajados e alegres. Porém, há dias que acordamos nos sentindo fracos, desencorajados, sem esperança, e ainda há dias que até acordamos bem, mas uma má notícia que recebemos ou algo ruim que acontece, leva-nos para baixo. A Bíblia chama isso de “dia mau”, esse “dia”, na
verdade, representa os acontecimentos que chegam à nossa vida e que não conseguimos evitar. Ele pode vir representado por uma discussão familiar grave, um diagnóstico médico que aponta para uma enfermidade de morte, a descoberta de uma traição vinda de alguém em quem confiamos, enfim, situações desagradáveis que vão gerar decepção e tristeza, e vão nos abalar, física, emocional e espiritualmente.
Para muitos o dia mau é um dia de luta, um dia de frustrações e perplexidades, um dia em que o inesperado acontece. Saiba que esse dia não é um dia para tomar decisões precipitadas, mas é um dia de se tomar posições. Muitas vezes você será julgado pela forma como reagiu no dia mau, isso por que geralmente as pessoas não costumam divulgar sobre as coisas boas que estão acontecendo com você, mas sim sobre o que acontece de ruim e a forma como você reage, ou seja, o seu caráter será julgado quando você estiver passando por momentos ruins, quando tudo está dando errado.
Esses acontecimentos se dão mediante suas inconstâncias diante dos fatos positivos e negativos do dia a dia, por isso é preciso estar atento e vigilante para quando chegar o dia mau. Esses dias geralmente vem antecedidos de calmaria, onde tudo está bem, e como tudo parece estar bem você tira folga de Deus, não lê a Bíblia, não ora mais, não vai à igreja. De repente quando você pensa que está tudo calmo vem um ataque frontal,
avassalador e sem perceber você entra no dia mau. Isso se dá pela pressão do inimigo, que chega com toda força para lhe aniquilar, lhe destruir.
O apóstolo Paulo nos orienta para “Estai, pois, firmes…” (Efésios 6:14). Estar firme não significa dizer que você tem que se fazer de forte, esconder suas lágrimas, não recorrer a alguém que possa ajudá-lo, saiba que se você sentir vontade de
sinal de fraqueza, mas sim um sinal de que alguma coisa está errada, e, algo deve ser
grande amigo Lázaro. Ele não escondeu suas lágrimas, não disfarçou sua dor,
chorar não significará
feito. Não é vergonha chorar. Jesus chorou. Ele chorou quando chegou ao velório do seu
simplesmente chorou. O choro deve servir para você extravasar sua dor e ao mesmo
tempo servir como sinal de que você precisa reagir diante dos problemas que está
enfrentando, você só não pode ficar parado e se entregar ao dia mau.
O apóstolo Paulo em sua carta aos Efésios nos traz um ensinamento poderoso a respeito
das atitudes do homem diante ao dia mau, que é: “Por isso vistam toda a armadura de
Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem
feito tudo.” (Efésios 6:13). Ele nos fala “depois de terem feito tudo”.
Ou seja, estando triste ou não, não podemos deixar de fazer as coisas que costumamos fazer. Precisamos seguir em frente, ir ao trabalho, à escola, à faculdade, conviver com as pessoas, fazer nossas atividades diárias e prosseguir na vida. O que precisa ser feito, tem que ser feito.
É
Lembre-se que Jesus jamais nos desamparará. Fique firme, Deus tem uma grande vitória para você!
preciso ainda permanecer vencedor. Aquele que vence no dia mau deve assumir uma
postura inabalável, não permitindo que nada o leve para uma posição de derrota.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.