Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 23/08/2020

João 4:35-42 – SEMEAR E CEIFAR, PLANTAR E COLHER PARA A VIDA ETERNA

35 – Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. 36 – E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. 37 – Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa. 38 – Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho. 39 – E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito. 40 – Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias. 41 – E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra. 42 – E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.

No decorrer da nossa jornada neste mundo, cada um de nós “arquiva em memória”, ocorrências de coisas que pudemos ouvir, e que jamais esqueceremos. E raras ocorrências, passam a ser importantes, e lembramos com muita facilidade. Por exemplo: Nunca esqueci quando meu sogro, o seu Felipe, em um determinado instante, falou a um “compadre” que houvera adquirido mudas de manga enxertadas para plantar. O seu compadre, zombando disse-lhe: “- Felipe, quando eu quiser, posso comprar esse tipo de manga enxertada no mercado, e você, vai ainda plantar e talvez nem comerá do fruto”. Em sua mansidão e simplicidade, seu Felipe respondeu-lhe: “- Sim, é possível que isso aconteça, mas outras pessoas comerão do fruto que eu plantar agora.” Nunca esquecerei desta lição de vida!

Jesus pronunciou um ditado conhecido: “… um é o que semeia, e outro o que ceifa” ensinando a seus discípulos que eles são os enviados a ceifar aonde não plantaram. Aqui podemos aprender muitas lições. Discípulos são trabalhadores convocados por Deus para cooperar na boa obra de semear a Palavra, e, também, participar na colheita mesmo não tendo iniciado o trabalho. Paulo diz: “- Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.  – Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.” – I Corintios 3:6-7 . O que planta e o que rega são um (v.8).

Aquela ocorrência da manga enxertada marcou-me. Posso dizer acertadamente que ali o seu Felipe, mesmo sem saber, plantou em mim uma excelente impressão de como não ser egoísta e interesseiro em nossas próprias causas. Quantas pessoas conhecidas e desconhecidas puderam se deliciar com o fruto daquela muda plantada na terra.

Cooperamos com Deus, para alcançar resultados eternos, assim como Ele é. No diálogo com a Samaritana (v.4), Jesus sugere que ela peça da água que ele tem para dar. “- Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” João 4:14. O verdadeiro adorador se preocupa com as coisas eternas. Esforça-se pela sua salvação, e procura viver debaixo da graça de Deus, com a graça de Deus e frutificando obras da graça de Deus.

Os samaritanos ouviram a Jesus, e diziam à mulher: “- … Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.” Portanto, o discípulo e verdadeiro adorador, não  deve se achar melhor que outros, pois todos são um só, tanto o que semeia, quanto os que ceifam. Todos carecem da salvação em Cristo Jesus. Os que falam e os que ouvem da Palavra de Deus.

Os samaritanos creram e pediram a Jesus, que ficasse com eles (v.40). Peça a Jesus que fique com você. Dê boas vindas e receba-o em sua vida. Jesus é o dom de Deus e  veio para salvar e conceder a vida eterna ao pecador perdido que crer no seu nome. O texto diz que “… muitos mais creram Nele por causa da sua palavra…”(v.41).

Plante uma boa espécie de manga e tenha satisfação em saber que muitos irão se regozijar do fruto que você plantou, mesmo quando passar para a vida eterna. Jesus garante, Ele  é o Cristo o Salvador do mundo, o EU SOU.

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens