Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 16/08/2020

ADORADOR VERDADEIRO
“ – Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. (João 4.23)
Por volta do meio-dia, aproximadamente, Jesus chega na cidade de Sicar, localizada na região dos samaritanos, e assenta-se junto a uma fonte. Sentindo sede pede a uma mulher samaritana água para beber. Ali inicia um diálogo, que mudaria completamente a vida daquela samaritana. É  isso o que acontece quando somos abordados por  Jesus. Somos, terrivelmente, impactados por Ele, e uma grande mudança acontece em nosso dia a dia e em nossa própria existência. Nunca mais seremos o mesmo.  Então poderemos “marcar” o nosso tempo de vida com o antes de Cristo  e depois de Cristo,  a transformação,  é notória.
A verdade é que Jesus quer que o conheçamos quem de fato Ele é. A mulher samaritana foi escolhida por Jesus. Uma mulher com histórico de vida que tivera cinco maridos e convivia com outro homem que não era o seu marido. E  Jesus a conhecia. Sim, Deus conhece todas as suas criaturas, mas as criaturas não sabem quem Ele é, e o que pode fazer por elas.
Felizmente, é Deus quem nos procura e nos encontra. Nunca teríamos capacitação de conhecê-lo por nós mesmos, sem a intercessão de Jesus, o Cristo. Eu não encontrei a Cristo, eu é que estava perdido e fui achado por Ele.
Existem “barreiras” impeditivas para acesso ao conhecimento de Jesus. São barreiras naturais no convívio e relações entre pessoas. No caso da samaritana, vários obstáculos. Constatamos no diálogo o conhecimento que ela tinha consciência. Um samaritano não se atreveria a dialogar com um judeu, ainda mais sendo uma mulher. Vê-se aí a barreira cultural religiosa, pois judeus não falavam com samaritanos e outra barreira de convivência social que desaprova um homem falar em público com uma mulher.
Em nossa época, no país aonde vivemos, se  perde de vista quaisquer tradições sociais ou religiosas e de forma alguma representam  barreiras que nos impedem de conhecer a Jesus. Pelo contrário, o cristianismo tem sido vivido e anunciado aos “quatro cantos” do nosso Brasil. Isso é muito bom!  Isto não significa que não existem dificuldades para o conhecimento de quem Jesus verdadeiramente É.
Jesus, atrai a nossa atenção, aproxima-se com todo o cuidado e quer estabelecer uma comunicação pessoal e intima. Para isso Ele fala de tudo o quanto sabe a nosso respeito (sabe de tudo), o que temos feito e desfeito, o que sentimos, o que pensamos. Ele não é mais um profeta como a mulher samaritana o reconheceu. Jesus é o Cristo vindo de Deus.
Mesmo sem pertencer à raiz  dos patriarcas, Abraão, Isaque ou Jacó, que conferiu aquele Poço aos samaritanos, devemos reconhecer que a salvação vem dos judeus. Jesus, judeu da raiz de Davi é o que veio para SALVAR, aquele que estava perdido. Interessante é como Jesus se aproxima com muito cuidado para não espantar. Desconsidera qualquer impedimento. Tradição cultural, religiosidade, tipo de pessoa, pode ser o mais famigerado pecador com  histórico digno de reprovação das pessoas. Não existe distanciamento social para Jesus.
A samaritana ouviu de Jesus, reconheceu-o como o vindo de Deus, entusiasmou-se ao ponto de anunciá-lo na cidade de Sicar. Arrisco-me a comentar que ela foi uma das primeiras missionárias dentre tantas milhões de missionários que hoje existem no mundo.
Chegou o tempo, chegou a hora. É tempo de adorar a Deus, servindo-o com alegria, sabendo que o Senhor é Deus, e que pertencemos a Ele. Celebre com júbilo ao Senhor. Seja um Verdadeiro Adorador encontrado por Deus. Anuncie Jesus agora.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens