Fechar
Buscar no Site

Texto da Mary Anne, publicado na PG do dia 16/08/2020

Por que Deus não ouve minhas orações?

 

Mary Anne Aragão Pachêco
EscritoraCristã–SãoLuís–MA

Instagram:@maryannearagao
Desde pequenos fomos ensinados por nossos pais a orar/rezar para pedirmos a Deus algo que tanto queríamos e que não estava ao nosso alcance, pelo menos eu imagino que muitos pais fizeram assim. À medida que fomos crescendo passamos a perceber
que nem sempre Deus nos responde do jeito que queremos, e quando isso acontece nos decepcionamos, ficamos chateados e muitas vezes até nos afastamos da igreja. Esses tipos de atitudes acontecem por que queremos adorar somente ao Deus que está pronto para atender as nossas necessidades, o Deus gênio da lâmpada, aquele que massageia o nosso ego, aquele que tem que realizar as coisas como queremos. O que nos incomoda, no entanto, é que tendemos a experimentar sofrimento e decepção quando as coisas não acontecem de acordo com o que foi pedido. Mas saiba que muitas vezes isso acontece por que Ele vê que na grande maioria o que pedimos não contribuirá para o nosso crescimento espiritual, ou até mesmo poderá forjar o nosso caráter.
Quando Deus não responde a nossa oração nos revoltamos, porque nos custa crer que um Deus que não realiza os nossos pedidos possa nos amar ou nos querer bem. Mas, acredite que o Senhor te ama e como diz o salmista: “A palavra ainda não me chegou à língua, e já, Senhor, a conheceis toda” (Salmo 138:4). O fato da nossa oração não ser atendida imediatamente, não quer dizer que o Senhor nos tenha esquecido. Ele sabe tudo que necessitamos e pode nos conceder muito além do que pedimos ou pensamos, só que nem tudo que pedimos realmente é o precisamos.
Um outro motivo que faz com que Deus não ouça a nossa oração é porque pedimos também coisas más, como por exemplo: em alguns momentos pedimos por justiça,
quando na verdade o que queremos é vingança, que a pessoa que nos fez algum mal pague pelo que fez. Ah, se Ele ouvisse esse tipo de oração com certeza estaria contribuindo para perdermos a nossa salvação, para nos tornar tão maus como quem nos ofendeu, nos tratou mal.
No Livro de Habacuque 1:4 Deus é questionado diante da invasão dos babilônios às cidades de Jerusalém e Judá: “Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que Tu me ouças. Até quando gritarei a Ti: Violência sem que tragas salvação?” Diante desse quadro podemos ver que profeta Habacuque, assim como nós, anseia por uma resposta divina de oração, porém, será que Deus responde as orações conforme os nossos anseios ou conforme as nossas necessidades?

É comum em algum momento nos identificarmos com o profeta Habacuque quando questionamos Deus em nossas orações para que intervenha e ponha fim à dor, ao sofrimento e ao mal que muitas vezes chega a nossa vida. Mas saiba que em alguns momentos Deus irá permitir sermos humilhados, perseguidos, confrontados e até passar por enfermidades somente com intuito de extrair o melhor de nós, mesmo que não consigamos entender saiba que Ele permite certas coisas não para nos castigar, mas o que Ele realmente quer é nos revelar quem Ele é. Foi assim com Jó: depois de ter passado por tribulações, dores, angustias, luto e miséria, ele passou a ter outra perspectiva de quem era Deus, mesmo ele já sendo um homem de muita fé e temente à Deus.
Não pense que Deus não está te ouvindo, que te esqueceu ou que não considera você digno de tal graça, muitas vezes os nossos pedidos são negados por pura misericórdia, pois Ele sabe que se forem colocadas determinadas coisas em nossas mãos, elas poderão nos tornar pessoas arrogantes, soberbas e até nos afastar d’Ele. Deus sabe a hora certa para tudo, inclusive para que tenhamos nossos problemas resolvidos, mas isso só acontecerá quando formos merecedores de toda graça e tivermos tirado todo o aprendizado que Ele quis nos passar diante do problema enfrentado.
O tempo de espera por respostas de oração nos deixa impacientes e incrédulos. Não deixe que essa atitude atrapalhe os planos que Ele tem preparado para você. O tempo é o maior desafiador da nossa fé.
Espere, confie e saiba que Deus tem grandes coisas para a sua vida.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens