Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Mario Porto – PG do dia 09/08/2020

“POR QUE DEUS PERMITE O SOFRIMENTO NO MUNDO” (Parte 2).

Todos nós temos que lidar com incógnitas e dúvidas sobre Deus face à complexidade da vida. Certamente quem diz ter todas as respostas, não entendeu todas as perguntas. Talvez, em raras ocasiões, Deus opere milagres. No entanto, na maioria das vezes, a existência do livre arbítrio e da ordem no universo físico é um fato do qual não se pode escapar. Embora possamos desejar que graças milagrosas aconteçam mais frequentemente, a consequência da interrupção desses conjuntos de forças seria o caos total.
Como declarou o cientista Francis Collins: “O que dizer sobre a ocorrência de desastres naturais, como terremotos, tsunamis, vulcões, enchentes e fome ? Essa pandemia do covid_19 que estamos enfrentando que já ceifou milhares de vidas em todo mundo, quem sabe você perdeu alguém tão próximo de você, algo que nunca imaginávamos viver e enfrentar. Em menor escala, mas não menos comovente, que explicação dar para a ocorrência de enfermidades em vítimas inocentes como o câncer infantil ?
A ciência revela que o Universo, nosso planeta e mesmo a vida estão comprometidos com o processo evolucionário. Entre os resultados disso, podemos incluir a imprevisibilidade do clima e a inevitabilidade dessas outras consequências.
Para vários pesquisadores atentos, essas explicações racionais fracassam por não fornecer uma justificativa para a dor da existência humana. Por que nossa vida é mais um vale de lágrimas do que um jardim das delícias ? Muito se tem escrito sobre esse aparente paradoxo. À conclusão não é fácil: Se Deus é amoroso e deseja o melhor para nós, talvez o plano dEle não seja o mesmo que o nosso. Trata-se de um conceito difícil, em especial se formos regularmente alimentados, em doses homeopáticas, com uma versão da benevolência de Deus, que signifique, da parte dEle, mais que um desejo de sermos felizes para sempre. Mais uma vez, de acordo com C.S.Lewis: “Na verdade, queremos mais um avô do que um pai no céu”.

A julgar pela experiência humana, se devemos aceitar a bondade amorosa de Deus, Ele, aparentemente, deseja mais de nós do que isso. Não é essa nossa experiência ? Quando você aprendeu mais sobre si mesmo ? Quando tudo ocorria bem ou quando precisou enfrentar desafios, frustrações e sofrimento ? Da mesma forma que gostaríamos de evitar tais experiências, será que sem elas não seríamos criaturas superficiais, auto-centradas e, ao final, não perderíamos todo o senso de nobreza ou empenho para aprimorar os outros ?

A melhor coisa que você pode fazer agora é uma releitura honesta da sua vida, dos seus conceitos com o objetivo de extrair o melhor do pior, sabendo que todas as coisas cooperam para bem daqueles que  amam a Deus. (Romanos 8.28). Portanto, acredito que nada que nos acontece é fruto do acaso. Todas as circunstâncias no final, glorificam a Deus. Relembro José do Egito: “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem”…(Gênesis 50.20).

As lições aprendidas nos tornam uma pessoa melhor. Creio que estamos a cada descortinando o melhor de Deus.

Finalizo declarando que: “O amor de Deus é a última explicação para os mistérios da vida.

Indesistivelmente,

Vosso conservo em Cristo,

Mário Porto.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens