Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho – PG do dia 09/08/2020

SAIAMOS DE CASA PARA IR  À CASA DO SENHOR
“Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.” Salmos 100:4
Vivemos em tempos de comodidades jamais experimentada. E nessa onda da pandemia,  evidenciou-se o oferecimento de mais comodidades por causa do chavão: “Fique em Casa”. Despontou o Delivery, a pronta entrega na casa de quem solicita o serviço ou bens comprados. Ainda podemos pagar todas as contas domésticas como, água, luz, telefone, impostos, taxas boletos, etc. através do Internet Banking, sem precisar entrar na fila de um banco, sem precisar acessar caixa eletrônico e sem precisar sair de casa.
Neste contexto, o cidadão se encontra a mais de cento e vinte dias, ameaçado de “pegar o novo e estranho vírus”, e também ameaçado por impeditivos de decretos leis, que ditam as regras e normas  do tipo Lock Down  que  significa : CONFINAMENTO, “pelo bem comum e saúde da população”, normas de teor  proibitivo, passível de multa e prisão do cidadão que descumprir tal decreto.
Enfim, se por um lado desfrutamos da comodidade do “Fique em Casa”, por causa do  COVID-19, por outro, experimentamos a imposição de governos que deitam e rolam, subjugando  em muitos casos, com violência e injustiça, vituperando  a liberdade de pessoas idosas que não deveriam sair de casa, e de trabalhadores honestos que sustentam essas casas.
Também, devido à duvidosa campanha do “Fique em Casa”, muitas das igrejas cristãs de porte pequeno e médio, viram-se obrigadas e adaptaram-se para transmitir cultos e realizar trabalho religioso virtual ao vivo, para acompanhamento de seus membros, através de Lives em redes e comunidades sociais do tipo Instagram, Facebook, Watts Zap, e muitos outros meios de interação, via internet. Mas devemos pensar sobre essa outra realidade. Quando estará  seguro para sairmos de nossas casas e irmos congregar no Templo? Quando teremos segurança de que não seremos contaminados naquele ambiente?
O Salmista diz: Entrai pelas portas dele com gratidão. O certo é que muitas pessoas se acomodaram com o Fique em Casa, afinal, basta digitar o seu celular e você pode comprar, pagar, assistir o que quiser, inclusive  “Cultuar a Deus”. Tristemente, pós-pandemia, contaremos os mortos espirituais. Aqueles que esqueceram o caminho do Senhor, esqueceram da alegria de estar na Casa de Oração. Acostumaram-se com o “distanciamento social”. E usam de desculpa que ainda não é tempo de ajuntar-se aos irmãos da fé.
Você ainda sente o desejo de voltar a reunir no templo? Você poderia até argumentar que nós somos o templo do Senhor, por isso não vê a necessidade de se “arriscar” a ser contaminado. Se for medo de contaminação, é compreensível, Mas não é a resposta certa à pergunta. Perguntei se você sente o desejo, e não, se sente segurança em reunir na casa de oração.
Queridos, vivemos por fé sem a qual é impossível agradar a Deus. As seqüelas do Fique em Casa é visível aos nossos olhos. Síndrome de pânico, depressão, são seqüelas que devem ser acompanhadas e tratadas com cuidado e especialidade. Mas, o esfriamento espiritual, também, é uma seqüela. Muitos dos que congregavam em suas igrejas (templo), chegaram à equivocada conclusão  de que podem viver a fé cristã virtualmente, bastando um bom aparelho celular nas mãos. Esses foram terrivelmente infectados pelo perigoso vírus do comodismo que pode apagar  a presença do  Espírito Santo no crente.
A Bíblia instrui: – Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;  (Romanos 12:11); O salmista diz    SENHOR, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.  (Salmos 26:8). E ainda,  – ALEGREI-ME quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR.( Salmos 122:1). Não, não tenha medo de contaminação indo à casa de Deus. Tenha medo, sim, se você não sentir mais esse maravilhoso desejo. Peça a Deus que fortaleça a sua Fé para voltar a ser fervoroso no espírito para servi-lo mais ainda.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens