Fechar
Buscar no Site

Texto da Mary Anne, publicado na PG do dia 09/08/2020

PAI, ESPELHO PARA OS FILHOS Mary Anne Aragão Pachêco
EscritoraCristã–SãoLuís–MA Instagram:@maryannearagao
Hoje, 09/08, comemoramos o Dia dos Pais! Aproveito a oportunidade para falar da sua importância para a família. O pai é a estabilidade da casa, a segurança da esposa e dos filhos, que esperam dele amor, fidelidade, carinho, proteção e alegria. A Bíblia nos fala que o homem é a cabeça do casal, como Cristo é a cabeça da Igreja (Efésios 5:23). Se a cabeça não funciona bem, o corpo todo sofre.
Baseado nisso, pode-se dizer que a ordem de Deus para os homens que desejam formar uma família é a seguinte: que governe bem a sua casa, respeitando e amando sua esposa, criando os filhos com amor, disciplina e, principalmente, o pai deve ser exemplo para seu filho. O ditado popular nos fala que “filho de peixe, peixinho é”. Portanto, os defeitos e as qualidades do pai refletem na personalidade dos filhos, e isso acontece porque o pai é o primeiro modelo que o filho deseja seguir. Assim, é necessário corrigir aquilo que em você não está correto, que não está de acordo com o que Deus espera. Pai nervoso ou ansioso, raivoso ou pessimista, violento, transmite aos filhos esses desequilíbrios. Mesmo que, em alguns momentos, seja difícil controlar essas emoções e sentimentos é preciso tentar se conter diante deles, para que o seu desespero não lhes cause danos.
O pai precisa disciplinar seu filho. Deus é o pai justo, que disciplina seus filhos quando necessário. E a sua disciplina não está dissociada do seu afeto, já que a Bíblia diz que Deus disciplina os filhos que ama (Hebreus 12:7-8) e o pai que não disciplina, na verdade, não está dando nenhuma prova de amor ao filho (Provérbios 13:24). Sabemos que ninguém gosta de ser recriminado ou confrontado, imagina uma criança que não tem noção do que é certo ou errado. Mas pai que ama deve dar limite, moldar caráter, ensinar princípios e valores.
Por mais dedicada que uma mãe seja, não consegue assumir de fato o papel do pai na
família. Existem mães, supermães, que criam os seus filhos sozinhas e mesmo conseguindo grandes feitos, elas não conseguem preencher o vazio deixado pela falta da figura paterna na vida deles, isso acontece porque quando Deus criou o homem e a mulher para formarem uma família, Ele definiu com clareza o papel de cada um.
Hoje vive-se uma época de crianças, adolescentes e jovens revoltados, deprimidos, inconstantes, que não se amam, e ficamos sem saber à que se deve tudo isso. Acredito que em muitos casos, isso se dá pela ausência de um pai na vida deles, e muitas vezes o casal não precisa estar separado para o pai se tornar ausente, muitos pais acreditam que dando presentes irão preencher o vazio deixado pela falta de afeto e atenção. Sabemos que crianças amam presentes, no entanto, o melhor presente que qualquer criança pode receber de um pai é carinho e atenção. A criança precisa de um pai que cumpra o seu papel e que assuma a sua identidade de pai. O plano de Deus para a família está no livro de Gênesis 3: 9, onde fala que “Ao homem compete o papel de lavrar e proteger e à mulher o papel de auxiliar o marido.” A Bíblia também nos dá vários

exemplos de grandes mulheres que foram auxiliadoras na vida de seus maridos, como: a esposa de Noé, Sara esposa de Abraão e Maria esposa de José que sempre estiveram ao lado dos seus maridos lhes ajudando e auxiliando em todas as decisões que tomavam. Lembre-se, a esposa é auxiliadora e ajudadora, não delegue a ela o papel que é seu, ela já tem o dela, que não é nada fácil. Seja um pai presente e responsável, e honre o papel que Deus lhe confiou. Ele escolheu você para executar a tarefa de representá-lo na Terra. Seja pai presente, faça seu filho vir a conhecer Deus como pai através das suas atitudes, cuidado e amor.
Lembre-se que a visão que seu filho tiver de você será como ele imaginará Deus. Se você for violento, seu filho verá a Deus como um pai impiedoso, vingador; se você for
ausente, seu filho verá a Deus como um ser que não se importa com ninguém. Não exercer essa responsabilidade de educação e cuidado dada por Deus, é desprezar a herança que o Pai lhe deu, que são os filhos.
Que você possa ser um reflexo de Deus em seu lar, no relacionamento com sua esposa e principalmente na vida de seu filho.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens