Texto do Pr. Roberto Naves Amorim – publicado na PG do dia 02/08/2020
A SUTILIDADE DA IDOLATRIA
Deus graciosamente nos abençoa com muitas coisas boas. O problema é que podemos fazer delas — o casamento, filhos, empregos, recursos, habilidades etc — os nossos ídolos.
Idolatria significa confiar em algo ou alguém além de Deus. Idolatria significa permitir que a confiança não esteja somente no Senhor. A Bíblia nos recorda de que os ídolos são enganosos e inúteis. Jeremias 10.14,15 afirma: “…suas imagens são mentira… Vaidade são, obra ridícula…”
Mas o problema é que sempre estamos confiando em ídolos. Fazemos de nossas habilidades, capacidades, oportunidades, carreiras profissionais, relacionamentos, ministério, dinheiro e recursos o centro de nossa vida. Permitimos que essas coisas se tornem o significado e o propósito último do nosso viver.
Quando nos seguramos em nossos ídolos, já declaramos o nosso próprio fracasso. A Palavra de Deus nos avisa em Isaías 44.20: “Adorar uma imagem não adianta nada; é o mesmo que comer cinzas. O homem que adora imagens não pensa direito, mas vive enganado. Ele não pode se salvar, pois não é capaz de dizer: Isto que está na minha mão não é um deus coisa nenhuma”.
Os ídolos do seu coração sempre mentem e lhe escravizam, e pior, você se torna aquilo que você adora. Se você, por exemplo, adora, – valorizando o dinheiro – você se torna ganancioso, mesquinho e materialista. Se você adora – valorizando o prazer – você se torna um hedonista.
A idolatria é sutil. Por isso, olhe bem para o seu coração e veja se há algo ou alguém maior ou mais importante do que o Senhor. Se houver, arrependa-se e volte-se para Ele.
Deus odeia a idolatria. Nada nem ninguém deve ocupar o seu coração. Somente o Deus Triúno deve ser adorado, glorificado, exaltado e honrado em sua vida.
ROBERTO NAVES AMORIM é o pastor titular da Igreja Cristã Evangélica do Setor Oeste em Goiânia, Goiás, Brasil (www.iceso.com.br). Ele tem sido o idealizador, escritor e locutor do devocional diário “BOM DIA” que tem alcançado semanalmente milhares de pessoas.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.