Texto da Mary Anne – publicado na PG do dia 02/08/2020
Não Sejam Caluniadores nem Fofoqueiros
Mary Anne Aragão Pachêco
EscritoraCristã–SãoLuís–MA Instagram:@maryannearagao
Você já parou para analisar como as calúnias e as fofocas têm o poder de nos machucar, de tirar nossa paz, mexer com a nossa alma. É extremamente doloroso quando são ditas inverdades a nosso respeito, isso porque ser caluniado mexe muito com a nossa vida e
nos leva à tristeza. A calúnia e a fofoca são pecados graves. “Elas armam emboscadas para derramar sangue” (Provérbios 1:6); “Arruinam o próximo” (Provérbios 11.9); e “Separam amigos íntimos” (Provérbios 16.28). Tanto a fofoca quanto a calúnia envolvem um discurso destrutivo de desonestidade com o outro e tomam proporções imensuráveis. Destroem laços de amor, amizades, separam irmãos e famílias.
A calúnia e a fofoca sempre chegam com o intuito de ofender a honra de alguém, ser acusado por algo que você não cometeu é a pior sensação do mundo, e muitas vezes o inimigo usa pessoas para lhe caluniar com o intuito de lhe desestruturar, lhe entristecer, de levar você a ficar com a alma amargurada e até lhe fazer pecar. Por isso devemos ser cuidadosos para proteger nossos corações quando isso acontece conosco.
Mesmo sendo caluniados, precisamos entender quem nós somos em Cristo Jesus, e se tivermos essa consciência, poderão se levantar mentiras contra a nossa vida e mesmo assim não terão efeito. Preocupe-se com a verdade e não deixe ser motivado pela raiva. Uma coisa devemos saber, é que mais cedo ou mais tarde a verdade prevalecerá e o caluniador será envergonhado. E nesse contexto Jesus nos diz: “Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de ser descoberto, nem oculto que não haja de ser conhecido.” (Mateus 10.26). Lembre-se de que a verdade é implacável e sempre
triunfará no final.
Quem espalha calúnia e fofoca é tão criminoso quanto quem inventou, por isso antes de sair por aí espalhando inverdades, sejam em conversas pessoais ou redes sociais, faça uma autoanálise e pergunte-se: será se isso é verdade? é necessário divulgar isso? Esse tipo de atitude dói, machuca, destrói a autoestima, traz indignação e até pode levar a pessoa caluniada a se tornar introspectiva. A calúnia e a fofoca assassinam a moral humana.
É importante saber agir diante de pessoas que agem de má fé contra você, para isso recomendo os seguintes passos: cale-se e saiba que uma hora a verdade aparecerá; não devolva a afronta; tenha certeza que Deus cuidará de sua reputação; e por último siga o
exemplo deixado por Jesus em Mateus 5:11 “Bem aventurados serão vocês quando, por minha os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.”
Triste dizer, mas algumas pessoas adoram esse tipo de atitude e ficam procurando por uma oportunidade para tentar destruir a reputação de outra pessoa, e quando confrontados pelo seu mau hábito, negam essas alegações e respondem com desculpas. Ao invés de admitir o seu erro, culpam algo ou alguém na tentativa de minimizar a seriedade do problema causado.
Saiba que mesmo tentando viver da melhor forma possível você nunca estará livre dos
caluniadores e fofoqueiros e que toda pessoa admirada por uns, será odiada ou invejada por outros. Como diz os seguintes ditados popular: “ninguém bate em cachorro morto”, e “em árvore sem fruto não se atira pedra”
Que cada um viva sua vida, sendo do bem e em comunhão com os outros. Fica na paz do Senhor!
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.