Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho publicado na PG do dia 26/07/2020

VOCÊ NÃO É A CEREJA DO BOLO
– E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? I Reis 19:9
Gradativamente tudo deverá voltar ao seu curso normal. As escolas receberão de volta os professores e alunos para ensinar, instituição publica e privada, comércio, indústria, ambulantes, inclusive os distanciados e aqueles que cumpriram mais de noventa dias de confinamento em casa. Todos tem que saírem de suas cavernas, é uma questão da sobrevivência. As pessoas precisam da vitamina D proporcionada pelos raios solares, precisam respirar o ar puro e não o gás carbônico que elas mesmas produzem no ato de respirar, contido pelas máscaras que não garantem a preservação da saúde. Sim, todos sairão do confinamento obrigatório.
Elias passou a noite numa caverna, estava emocionalmente abatido, decepcionado e com medo, com cuidado  por sua própria vida. Fugiu para o deserto, passou por dificuldades, fome, cansaço para ali se abrigar.
O texto bíblico diz que a palavra do Senhor veio a Elias (v. 19). Deus pergunta: Que fazes aqui Elias? Deus fala e manifesta o seu cuidado pessoal e amoroso desejando nos tratar para sairmos de dentro da sombria caverna aonde nos escondemos. A Palavra de Deus é o meio através do qual somos encorajados a sair da caverna e voltar confiante para as lutas que nos aguardam a cada dia.
Que fazes aqui? Deus  via o seu profeta dentro da caverna e também sabia o porquê. Deus é onipresente, está em todo lugar, e onisciente, conhece todas as coisas, inclusive os sentimentos do homem. Precisamos confessar com nossos lábios aquilo que perturba e nos traz  a aflição. Deus tem interesse em nos ajudar  a sair de dentro da caverna do medo.
Elias cansado, com sentimento de fracasso, desejou a morte (v.4), e triste, lamentou diante do Senhor, dizendo que estava decepcionado pois o povo de Israel abandonou a Deus, derrubaram os altares para adoração e mataram todos os  profetas, e sobrando somente ele. Essas razões pareciam-lhe obvias como resposta, afinal, as pessoas não se interessavam mais por Deus, não mais lhe celebravam Culto  e piorando a situação vem a perseguição, pois,  mataram todos os profetas que falavam pela boca de Deus. Elias pensou ser o único que escapara para contar aquela ocorrência  no Horebe, o monte de Deus (v.8).
O Senhor chamou Elias para fora da caverna, e o fez presenciar um vento despedaçante, um terremoto e fogo, contudo, o Senhor não estava em nenhum desses elementos (vs.11 e 12). Em seguida uma voz  mansa e delicada pôde ouvir, Deus estava ali. Quanto ao tratamento de Deus com o seu servo,  em primeiro lugar, designou mais serviço a Elias, ungir Hazael rei sobre a Síria, Jeú sobre o rei no de Israel e Eliseu seu substituto. E somente depois, informou-lhe ter deixado ficar em Israel, sete mil que não se inclinaram nem adoraram a outro Deus (v. 18). Assim, Elias conheceu que ele não era a “cereja do bolo”. Não era a pessoa principal por quem Deus tem interesse. Uma lição: Não pense que você é  único e exclusivo, tem outras pessoas além de você.
Saia da caverna e perceba que apesar de ocorrer o vento despedaçante da terrível pandemia, o terremoto que balança o bem estar e a confiança de toda uma sociedade e apesar do fogo destruidor que tenta queimar a verdade e justiça vinda de Deus.  Deus prevalece sobre todas as coisas deste mundo. Ele é Deus onipotente.
Enfim, Deus entusiasma o servo que está cansado, decepcionado e sem ânimo para continuar dando-lhe mais trabalho. E, também, fazendo-o ver que somente Ele é quem preserva o  povo que sempre irá adorá-lo  em Espírito e em Verdade.  Saia da caverna, seja entusiasmado, para ser ainda mais usado pelo Senhor Jesus. Se não fizermos a obra de Deus, outro o fará, com certeza. Anime-se pela suave Palavra de Deus, não se cale. Lembre o que Jesus disse: … se estes se calarem, as próprias pedras clamarão. Saia da Caverna!

Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-MA

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens