Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 19/07/2020

FAÇAMOS TABERNÁCULOS PARA DEUS – Atos 18:1-3
1 – E DEPOIS disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto. 2 – E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles, 3 – E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.
Paulo, um missionário dedicado chegou à cidade de Corinto aonde identificou-se com o casal Átila e Priscila, recentemente, obrigados a sair de Roma por ordem do imperador Claudio. Átíla e Paulo entendiam de fazer tendas, possivelmente, de fios tecidos de camelo, couro ou linho, uma profissão comum aprendida em sua juventude.
O ofício de fazer tendas poderia ser exercido em qualquer lugar, bastando apenas materiais como facas apropriadas de diversos tipos e agulhas, com utilidade semelhante a de um sapateiro. Assim, Paulo continuou empreendendo desde sua chegada na cidade de Corinto para sua sustentação física e material. O principal e maior foco de Paulo, no entanto, consistia em cumprir a ordem de Jesus, e para isso, como relata a o capítulo de Atos 18, todos os sábados na Sinagoga, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo (v.5). Muitos judeus incomodados blasfemaram resistindo ao anuncio de Paulo. Um verdadeiro absurdo, uma afronta à tradição e religião, um insulto a Deus e às coisas sagradas. Ainda hoje o nome de Jesus Cristo provoca a ira dos que insistem em permanecer no erro, no crime, vícios, acostumados e dominados, às vezes, inconscientes do seu próprio pecado. Costumo dizer que o pior pecado é não dar ouvidos e nem vez para o amor de  Deus em nossas vidas.
A ferrenha rejeição ao testemunho de Paulo,  revela a violência do homem contra a verdade de Deus.  Vemos o quanto isso é presente e constante em nossos dias. Vemos a descarada oposição  contra  quem prega o verdadeiro Cristo. Na política, parlamentares criam leis para coibir a igreja para a pregação do evangelho que salva. Para essa gente, a atividade religiosa, e o ofício de pregar o Evangelho de Cristo,  não configura atividade relevante e de necessidade básica para a sociedade, portanto, desprezível.
O mundo sem Deus quer a todo custo banir o Evangelho de Jesus. Ditam leis, normas, regras, impeditivas para pastores, evangelistas, missionários, afim de enfraquecer o Corpo de Cristo através de distanciamento social, impedindo os indivíduos à participação em atividades religiosas habituais como reuniões no templo, congressos, e, absurdamente, até cultos nos lares. Tudo por causa do “Zelo” com as pessoas, desejando o “Melhor deles para a sociedade” em nome da pandemia sustentada por administradores do caos.
Pastores são distanciados de suas ovelhas, membros distanciados do templo de culto, povo de Deus distanciado para não “aglomerar”. Mas, ninguém pode nos distanciar de Cristo Jesus. Ninguém pode nos separar do seu amor.  – Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? (Romanos 8:35), Paulo como um habilidoso construtor de tendas, não dá um ponto sem nó. Diz ainda:  – Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, – Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:38-39)
Paulo, um missionário obstinado e construtor de tendas, tem consciência do principal e mais desafiante ofício: construir tabernáculos para o Deus Vivo para morada do Espírito Santo. Sejamos imitadores de Paulo, que enfrentando  inimigos da  Palavra, testifica que Jesus é o Cristo.
Mesmo, parcialmente, distanciados de nossos irmãos, a igreja continua ajuntada e, assim, continuar, independente de  nossa profissão, a atentar para o principal que é construir tabernáculos neste mundo. Todas as vidas são preciosas, mesmo o mais contumaz pecador.  “DESPERTEMOS PARA PREGAR”. Não temas, mas fala, e não te cales; Eu sou contigo (v.9 … 10), diz o Senhor. Amém!
Pr Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens