Fechar
Buscar no Site

Texto da Mary Anne, publicado na PG do dia 05/07/2020

Por que passamos por desertos?
Mary Anne A. Pachêco
Escritora e Empresária – São Luís – MA – Instagram: @maryannearagao
Primeiramente, vamos analisar o que é deserto. Deserto é uma região onde as chuvas são muito escassas, em virtude dessa condição climática, a umidade é muito baixa e a vegetação pouco se desenvolve, por isso os desertos são considerados incapazes de suportar a vida humana e animal por muito tempo. Já quando levamos para o lado espiritual ele é considerado local de crescimento para o homem.
Muitos são os personagens bíblicos que passaram por desertos, podemos citar alguns e os seus respectivos desertos:
– Abrãao antes de ser considerado o pai da fé, precisou enfrentar o deserto de Baron;
– Moisés antes de contemplar a face de Deus, precisou enfrentar os desertos de Midiã e Sinai;
– Os israelitas antes de adentrarem na terra prometida, precisaram enfrentar os desertos de Sur e Sim.
– Davi antes de ser rei de Israel, precisou enfrentar o deserto de Judá, Eu-gedi e Zife;
– Elias antes de ser arrebatado, precisou enfrentar o deserto de Carit, Beersheba e Horebe;
– Jesus antes de começar seu ministério, precisou enfrentar o deserto da Judeia.
Todos esses homens durante todo tempo que estiveram no deserto enfrentaram grandes desafios, mas esses desafios os levaram a aprender grandes lições sobre Deus. Desse modo, vemos que entre sonhos e conquistas existem desertos a serem percorridos e vencidos, mas também vemos que o deserto é lugar de passagem e não de morada, é lugar de aprendizado, de crescimento, de reflexão; deserto é um lugar de mudança de vida, de renovação.
Não obstante, por vezes, nos sentimos passando por desertos, enfrentamos dificuldades, doenças, mortes, tragédias que se tornam momentos difíceis de suportar, olhamos para todos os lados e não encontramos alívio e nem consolo, e isso faz com que nos perguntemos o porquê de passarmos por essas lutas e dificuldades. A passagem pelo deserto é sempre um momento inesperado, por isso tão difícil de aceitar. Porém, é o próprio Deus que nos faz passar por desertos. Sim é Ele mesmo, e sabe por que? Para nos provar; ver nossas atitudes para com Ele. Deus nos permite que circunstâncias inesperadas surjam em nossa vida, só para que possamos refletir se estamos sendo honestos e sinceros quando agimos, falamos e pensamos em relação ao Seu nome.
“E te lembrarás de todo teu caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te tentar, para saber o que está no seu coração, e se guardaria Seus mandamentos ou não.” (Deuteronômio 8:2)

O Deserto na vida de um cristão, não é um acidente de percurso, é propósito de Deus. Ele só leva para o deserto, aqueles a quem Ele tem uma grande obra para realizar. Por isso Ele permite algumas adversidades, autoriza perdas, fecha portas, se cala, etc.
A duração da passagem pelo deserto vai depender de como nos comportamos nesse período que estamos lá, isso por que quando estamos em meio a dificuldades que mostramos o que realmente somos, nesses momentos surgem diversos sentimentos como insegurança, vergonha, dúvidas, falta de fé, murmuração e todo tipo de sentimento que desagradam o coração de Deus.
Mas, mesmo que desagrademos o coração de Deus, Ele estará sempre presente para nos mostrar que se estamos nesse lugar é com a finalidade de nos mostrar que Ele é Deus e que nossas forças são limitadas, que somos fracos espiritualmente, que precisamos Dele como alicerce. Por isso, tenha força e fé, não desfaleça no meio do caminho, e lembre-se deserto é apenas uma fase, logo irá passar. Para tudo isso há um proposito, uma necessidade.
Fica na paz do Senhor Jesus e descanse nas Suas palavras, pois a vitória é sua e nada poderá nos separar do amor de Deus.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens