Fechar
Buscar no Site

Texto da Mary Anne, publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 28/06/2020

A FÉ: UM ANTÍDOTO PARA A ANSIEDADE?

Mary Anne A. Pachêco

Escritora e Empresária – São Luís – MA – Instagram: @maryannearagao

 

O ser humano tem tendência a ser ansioso, ficamos ansiosos quando esperamos por alguém, por algo, ou até mesmo quando os nossos planos não saem de acordo com o que idealizamos.
A ansiedade nos faz sofrer antecipadamente, rouba o nosso descanso
e consequentemente traz problemas de saúde emocional, física e psíquica. Não nos
deixa viver de forma plena o hoje por que ficamos com medo do que vai acontecer
amanhã, dessa forma, ela estrangula nossas emoções e rouba a nossa paz.
Vários são os fatores que levam à ansiedade, mas de acordo com especialistas em
psicologia e psiquiatria, o medo é o principal causador. Muitos ficam ansiosos pelo medo
de pegar uma doença, outros tem medo da morte e muitos outros se sentem ameaçados
pelo medo da solidão, do desemprego, do abandono, da traição… e por aí vai.
Mas qual de nós não se sente ansioso e com medo diante de uma enfermidade, do desemprego, de uma crise familiar, da violência que nos cerca, dos desafios que temos que assumir ou mesmo diante das dificuldades pelas quais o mundo está passando? É normal que fiquemos ansiosos durante alguma situação difícil que enfrentamos, mas a ansiedade não ajuda, só piora a situação.
A Bíblia nos orienta a não ficarmos ansiosos por coisa alguma, uma vez que a ansiedade é uma forma de agressão contra a soberania de Deus e uma demonstração de falta de fé, e sem fé é impossível agradá-lo. A fé e a ansiedade são dois lados opostos. Ao
ficarmos ansiosos estamos declarando que Deus não se preocupa com o que estamos passando e que não irá prover as nossas necessidades. Deus quer que nos decidamos de qual lado queremos ficar, se é do lado da ansiedade ou do lado da fé. Se optarmos pela fé teremos descanso porque passamos a confiar naquele que é maior que todas as
nossas preocupações e que providencia o nosso amanhã.
No Evangelho de Mateus 6: 25 – 34, Jesus nos fala para não ficarmos ansiosos por causa do amanhã, pois o amanhã trará suas próprias ansiedades. O que Jesus quis dizer é para tentarmos resolver os problemas de hoje e não piorar a situação juntando com os de amanhã. Isso poderá nos impedir de pensar com clareza, o que poderá nos levar a tomar decisões precipitadas. Lembre-se que muitas coisas nem sempre acontecem como imaginamos e que as preocupações só te trarão noites mal dormidas e roubarão a tua paz.
Mais uma vez digo-vos para não andarem ansiosos porque a ansiedade irá roubar a sua paz, seus sonhos, seus projetos e por conseguinte a sua vida espiritual, emocional, física
e financeira. Você precisa tomar a decisão de arrancar de uma vez por todas a ansiedade da sua vida, dos seus negócios, do seu trabalho, da sua família e descansar e confiar em Deus.

Mesmo sabendo que descansar em Deus é um trabalho muito difícil para nós cristãos por que sempre que as coisas não saem do jeito que nós planejamos, achamos que Deus
nos esqueceu e não irá nos ajudar. Com isso tomamos atitudes que poderão nos levar à sofrimentos e angústias desnecessárias. Contudo, quando me refiro em descansar não estou falando em parar de trabalhar, de estudar, de correr atrás de suas realizações e
cruzar os braços esperando as coisas caírem do céu. Não é isso, estou falando que precisamos fazer tudo aquilo que cabe a nós realizarmos e o que não for da nossa competência, for incerto ou impossível deixe que o Pai resolva, e pode ter certeza que ele jamais nos abandonará. Ele não falhará conosco. Nunca em algum momento da história Deus falhou com seus filhos, por que então falharia com você? Em 1 Pedro 5: 7, a Bíblia nos fala que devemos lançar sobre Deus toda a nossa ansiedade, porque Ele cuida de nós.
O próprio Jesus nos seus momentos de medo e ansiedade, que aconteceram no
momento que antecedeu sua morte, pediu ajuda ao Pai, então por que nós não deveríamos pedir? Pensar que você pode resolver tudo sozinho chega a ser arrogância. Pode ser que em algum momento da sua vida você precise não somente de Deus, mas de pessoas que são próximas a você, e elas só vão entender o que você precisa, se você
falar claramente. Então quando precisar de ajuda siga o exemplo de Jesus que sempre ao precisar clamou ao Pai e quando subiu ao Getsêmani para orar levou consigo os seus amigos mais próximos, Pedro, Thiago e João para lhes fazer companhia e serem vigilantes enquanto ele orava.
Talvez você não saiba que o nível da sua fé nesta fase que você está passando de crise de ansiedade, é que irá determinar o seu futuro e lhe conectar com o sobrenatural de Deus.
Ninguém tem ideia do que irá acontecer amanhã, mas decida por acreditar no Deus que cumpre promessas e aprenda a descansar Nele.
Fica na paz do Senhor Jesus e descanse em Suas palavras.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens