Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Hamilton Rocha (IBCalhau) publicado na PG do dia 21/06/2020

RECOMISSIONAMENTO

Zacarias 3:1-7

         Pr. Hamilton Rocha*

Zacarias foi introduzido a uma cena nas regiões celestes. Um julgamento estava em curso, com Josué, o Sumo Sacerdote e representante do seu povo, no banco dos réus. Em pé, ao seu lado direito, Satanás, o  Acusador. Para sua consternação, o profeta viu Josué com vestes imundas, sujas, inadequadas. Segundo as leis  de Moisés, isto o desqualificava para as funções sacerdotais.

O Conselho Acusador logo tirou proveito da situação e atacou Josué. De repente, para alívio e alegria de Zacarias, o suspense foi quebrado pela intervenção espontânea do Juiz, repreendendo e refutando as acusações (v.2).

Então o Acusador de Josué foi repreendido e silenciou-se. Em seguida, como uma evidência tangível de que o acusado estava absolvido, suas roupas imundas foram removidas, e em lugar delas ele foi vestido com roupas festivas. Sua comissão sacerdotal foi renovada e uma vez mais ele foi qualificado para ministrar perante o Senhor como seu representante diante da nação. Ele foi perdoado, limpo e restaurado à comunhão com Deus.

A Palavra de Deus nos diz que Satanás é o “acusador de nossos irmãos” (Apocalipse 12:10). Ele deleita-se em ver o cristão com roupas imundas.

Observemos que o Juiz não negou as acusações, mas recusou-se a levá-las em consideração (v.2).

Satanás não tem o direito de desferir ataques contra o cristão. O único que pode nos acusar é Cristo. O apóstolo Paulo festejava, em um sendo de completa absolvição espiritual, quando escreveu: “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus?” (Romanos 8: 33,34).

Martinho Lutero teve um sonho. Neste, Satanás listou inúmeros pecados cometidos pelo monge, mas Lutero disse: Sim, são todos meus, mas escreva acima deles que “o sangue de Jesus me purifica de todo o pecado” (I João 1:7).

Josué foi absolvido das acusações. Deus é o juiz que nos absolve. Nossos pecados não surpreendem o nosso Deus, mas o entristecem. Porém isso não apaga o seu amor por nós. As acusações contra nós foram apagadas na cruz. Somos tições tirados do fogo, com se fosse um documento importante sendo inadvertidamente atirado ao fogo e, em tempo é descoberto e arrancado do fogo. Mas temos um Advogado (I João 2:1).

Josué foi limpo. “Tirai-lhe as vestes impuras” (v.4). A roupa suja teria que ser removida. “Limpo não é aquele que nunca se sujou, mas o que se lava sempre”.

Josué foi vestido. A limpeza precedeu as vestes festivas. O maravilhoso guarda-roupa de Deus está à nossa disposição.

Josué foi coroado (v.5).  Ele foi restaurado completamente. A mitra (turbante) tinta uma placa de ouro com a inscrição “Santidade ao Senhor”. O óleo perfumado da unção era derramado.

Josué foi recomissionado (vv.6,7). Deus é o Deus da segunda chance. Louvado seja Deus por isso.

Pastor da Igreja Batista do Calhau em São Luís do Maranhão

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens