Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 14/06/2020

ESTÁ CONTAMINADO? SEJA CURADO POR JESUS! – Marcos 7:1-4 – 14-15
1 – E AJUNTARAM-SE a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém. 2 – E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam. 3 – Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes; 4 – E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas.  14 – E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós, todos, e compreendei. 15 – Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem.
Somente ontem pude visitar meu sobrinho que foi  curado de covid-19. Por outro lado, a sua mãe, minha irmã,  de sessenta anos,  também infectada, veio à óbito por insuficiência respiratória. Louvo a Deus, pois ela foi mais uma serva do Senhor levada para habitar com Cristo no Céu, pois preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos (Salmos 116.15). Sobre a sua partida para os braços do Senhor, apenas me reservo a bendizê-lo: – … O Senhor deu, o Senhor tirou; louvado seja o seu nome! ( Jó 1.20). Enfim, de quem é a culpa da morte de minha irmã? Indiscutivelmente, não é Deus. Mas Ele conhece e conta nossos dias aqui na terra mesmo antes de nascermos. Enfim, quem sabe a hora, dia, mês e ano em que vamos ter que partir deste mundo? Uma pergunta retórica, não precisa responder.
Sobre a contaminação com o “nova corona vírus”: Quem contamina quem? Quem é o culpado? Alguém de capacidade investigativa, do tipo Sherlock Holmes, pode  deduzir e provar quem é agente transmissor do vírus, quem passa para quem? É claro que não! Por isso, digo ao que sofre a indesejável conseqüência desta pandemia ou por outra causa: –  Não se culpe, sossegue o coração, aquiete-se  e receba, agora,  o conforto que vem do Deus que sabe de todas as coisas, que são  encobertas aos  “simples homens mortais”.
No mundo inteiro, o famigerado vírus vem ceifando a milhares de vidas, mas outros milhões são salvos quando  submetidos ao procedimento de tratamento no estágio inicial da doença, quando há suspeita pela observação da  manifestação dos  vários sintomas da enfermidade.
O problema, é que o mundo é o ambiente da contaminação de toda enfermidade física, emocional e espiritual. O certo é que todos precisam ser curados. E Jesus é a única opção para tratar o homem, a mulher, o jovem, a criança. Todas as raças, tribos e nações carecem urgentemente do tratamento de Deus. Deus faz aquilo o que é impossível ao melhor médico especialista com toda a aparelhagem e  tecnologia a seu favor. Deus avalia as intenções do coração do homem, infinitamente melhor que qualquer analista, psicólogo ou psiquiatra. O Espírito de Deus fala ao espírito, isso é impossível  a qualquer sacerdote, padre, pastor ou líder religioso. É Deus que, soberanamente,  cura o corpo, a mente e vivifica o espírito do ser.
Lavar as mãos muitas vezes (v.3), se lavar quando voltar do mercado, lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas.(v.4), para só então comer. Temos lavado as mãos com álcool gel e quando retornamos da rua, tomamos um big-banho. É corretíssimo manter os utensílios da cozinha, banheiro e quartos higienizados. Essas práticas preventivas, como regulamento, são necessárias e diminui risco de contaminação. No entanto, Jesus explica que essa prática, não evita outro tipo de contaminação, a contaminação da alma pelo pecado que leva à definitiva  e aterradora morte espiritual. Morrer separado de Deus.
Muitos procuram em Jesus, somente,  a solução para os seus problemas, e, mais pedem a Deus e pouco ou nada retornam como uma simples manifestação de gratidão pelo que o Senhor faz ou pelo o que Ele é. Exigem de Deus o bem e culpam-no pelo “mal” que recebem nesta vida. Pastor Augusto Nicodemus, diz que se temos algo a pedir para  Deus, é o  perdão pelos nossos pecados.
Os sintomas são visíveis pelo que sai de dentro do homem (v.15). Fazendo um breve paralelo, com qualquer doença física, percebemos que estamos doentes pelo estado febril, moleza no corpo, irritação nos olhos, taquicardia, dificuldade na respiração, etc. Quando esses sintomas se apresentam, logo, procuramos cuidar. Mas, todos, inexoravelmente, haverão de ser infectados, o vírus está presente no ar. E, também,  assim,  todos somos infectados pelo pecado. Quanto ao nosso corpo físico, Deus providencia a imunidade capacitando-o à produção de  anticorpos. E espiritualmente falando, Jesus é a nossa saúde, nossa imunidade e única  garantia de vida abundante e vida eterna. Não existe procedimento humano para a cura do pecado. Jesus é quem purifica pelo seu sangue.  Seja curado, creia logo em Jesus, antes que seja tarde!
Pr Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-Ma

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens