Texto da Mary Anne publicado na Pagina Gospel do JP do dia 14/06/2020
CONSTRUINDO E MANTENDO UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL
No mês de junho se comemora o Dia dos Namorados, nessa época todos os casais falam de
amor, presentes, relacionamentos, suspiram e pensam em almoços e jantares a dois. Porém, o que observamos é que os relacionamentos a dois estão cada vez mais descartáveis, isso porque tem faltado sabedoria e inteligência, sabedoria para construir e inteligência para mantê-lo. Além de inteligência e sabedoria, acredito que para um relacionamento dar certo é necessário também confiança, amor, cumplicidade, respeito
época todos os casais falam
e perdão. A Palavra de Deus é um livro com valiosos ensinamentos e relatos de casais que passaram por grandes dificuldades em seus relacionamentos, e mesmo assim conseguiram superar. Nela encontramos momentos de alegrias, mas também de grandes aflições, porém, superados, e que hoje podem ser utilizados como referência para nós, tais como:
Adão e Eva, ambos viviam em perfeita harmonia e alegria, até desobedecerem a Deus e serem expulsos do Jardim do Éden. De um mundo perfeito que desfrutavam – e uma lua de mel constante – eles passaram a sofrer e ter que batalhar pela sobrevivência, mas cumpriram com as responsabilidades, já que sabiam que a vida de um dependia da vida do outro.
Abraão e Sara também enfrentaram diversos problemas ao longo da vida a dois, adversidades, tristezas, esperas infindáveis, lutas, inclusive a infertilidade de Sara. Mas o que fez deles um casal abençoado foi a união de ambos, a disposição em ouvir a voz de Deus e, juntos, tomarem decisões certas, mesmo cometendo diversas falhas como qualquer casal.
Isaque e Rebeca, a Bíblia descreve a relação de ambos recheada de amor e ternura, mas durante 20 anos eles vivenciaram momentos de profunda dor e tristeza por não conseguirem ter um filho, até que Isaque entregou o problema a Deus, que ouviu as suas orações (Gênesis 25.21).
José e Maria, o maior exemplo bíblico de vida a dois. É difícil de imaginar o que se passou na cabeça de José ao saber que Maria ia dar à luz a uma criança, quantas incertezas surgiram em sua cabeça, em seu coração. José poderia jamais ter casado com Maria, se o medo de ser traído e o lado humano dele tivesse falado mais alto. Mas ele optou em ouvir a voz de Deus e confiar nela, e assim formar a família mais perfeita que a terra já viu. Do mesmo modo, Maria poderia ter ficado com raiva de José porque no primeiro momento ele desconfiou de sua fidelidade, não pensem que a atitude de José não a machucou, mas mesmo assim ela escolheu amá-lo. Eles passaram por muitos momentos de angustias, tristezas, privações, mas souberam manter o amor e foram honrados por isso.
Baseado em todos esses relatos, podemos ver que o amor é o que ele faz, e não apenas um sentimento ou uma atração física. Tudo isso é necessário, mas não o suficiente para sustentar um relacionamento. Com o tempo surgem as decepções, podemos também
ferir um ao outro, e é nesse momento que deve entrar a escolha, a decisão de continuar juntos. Portanto, o amor é a decisão de tratar o outro como você gostaria de ser tratado e de não fazer ao outro o que não gostaria que fizessem a você. Muitos relacionamentos já são iniciados com o pensamento de “se não der certo, se começar a encher muito meu saco, separo”. Com isso, estão perdendo a referência do que é a vida a dois, o que é o amor e por isso os relacionamentos estão cada dia mais curtos. Chego a comparar os relacionamentos de hoje como relacionamentos fast food, porque com a mesma rapidez que começa, acaba. Sabemos que a vida a dois não é fácil e isso acontece porque são duas pessoas que pensam diferente, sentem diferente, mas decidem compartilhar da mesma felicidade.
O livro de Amós 3:3 nos interroga: “Andarão dois juntos, se não tiverem de acordo?”. Esta é uma lição muito importante que devemos seguir na hora de escolher com quem queremos dividir nossa vida, pois para um relacionamento ser considerado saudável é necessário que se tenha os mesmos padrões de ideias, sonhos e metas. O padrão e os objetivos do outro devem se encaixar no seu e vice-versa.
Que o Senhor nos abençoe e proteja os nossos relacionamentos.
Mary Anne Aragao Pacheco
Escritora e Empresária – São Luís – MA – Instagram: @maryannearagao
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.