Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 07/06/2020

E POR FALAR EM ESPERANÇA …

I Pedro 1:3-9

3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 – Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, 5 – Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, 6 – Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, 7 – Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 8 – Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; 9 – Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.

Precisamos dizer que Deus é quem capacita o homem para enfrentamentos e desafios às situações adversas da sua prórpiaexistência. Até mesmo para ter ESPERANÇA.  Deus prepara aqueles que decidem colocar o seu coração para ser guardado na sua virtude (v.5).  E confiar que somos guardados pelo poder de Deus. É simples, assim!

Como, então, ter esperança no meio às tribulações deste mundo? Como dissemos inicialmente, é Deus que dá toda a capacidade para a existência e ele mesmo sustenta a esperança em nós mesmos. Oséias 4.6, o Senhor aponta os  dois princípios básicos para não ser destruído: a rejeição do conhecimento e o esquecimento da Palavra de Deus.

Um dito popular “quem espera sempre alcança”. A pergunta é: Esperar para alcançar o que?

Tendo o conhecimento, o salmista ministra à sim mesmo palavra de esperança: “ – Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.” (Salmos 62:5). Isso é conhecimento. O conhecimento de que há esperança se somente conhecermos a Deus, sua benignidade e grande misericórdia. (v.3), se assim reconhecemos a viva esperança pela ressurreição de Jesus Cristo.

Deus oferece aos vivos em Cristo, a herança incomparável a qualquer tesouro do mundo. Essa herança não perde valor na bolsa de valores, não tem prazo de validade, portanto, não se estraga com o tempo e,  finalmente,  não pode ser destruída por traça ou ferrugem e nem pelo homem mau. (Mt.6.20). Porque é Deus quem guarda a herança para aqueles que perseveram em meio às aflições, confiar, exclusivamente,no Deus da Esperança.

Na escola da vida, somos provados em situações que geram momentânea tristeza. ( v.6). ´É necessário que seja assim. A prova da nossa FÉ, é mais preciosa que o ouro depurado no fogo. Precisamos conhecer que o fogo de Deus também, é purificador. Assim, com brasa, Isaías foi tocado em seus lábios, a iniqüidade lhe foi tirada e expiado o seu pecado. (Isaías 6.7).

O contra ponto da tristeza é o louvor, honra e glória na revelação de Jesus Cristo (v.7) mediante a Fé. Portanto, as tribulações do mundo se tornam insignificantes, comparadas ao  que Deus nos tem preparado. “- Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;” (II Corintios 4:17)

O regozijo é inefável e glorioso, quando conhecemos a Deus nos aproximando dele em intimidade, mesmo sem tê-lo visto com nossos  olhos físicos o amamos. Em Apocalipse 21:6 lemos: “- E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.” A Esperança de Deus é Cristo, tenha este conhecimento crendo em seu coração.

Pr Ivan Moutinho – ibbvboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens