Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Hamilton Rocha (IBCalhau/São Luis-Ma) publicado na PG do dia 31/05/2020

PANORAMA OU VENDA?

Pr. Hamilton Rocha*

    A fé é panorama ou venda?

    Panorama é a visão que temos de uma grande extensão de paisagem e venda é uma faixa que se coloca sobre os olhos, tirando-lhes a visão.

    A fé é uma coisa ou outra? Para muitos é venda. É cegueira.

    A fé será isso? Será um salto no escuro?

    O apóstolo parece ter dito isso quando escreveu: “Andamos por fé, não por vista” (II Coríntios 5:7).

    Como se andássemos no escuro. Será?

    É claro que não. A fé tem ótica. Tem lentes. Lentes que aumentam e que aproximam. Microscopicamente e telescopicamente. Pela fé vemos de perto e de longe. O infinitamente pequeno e o infinitamente distante. O microcosmo e o macrocosmo.

Microscópio é um aparelho de ótica formado de lentes dispostas de forma que os objetos examinados pareçam maiores do que quando vistas a olho nu. A fé é para o presente. No enredo da vida. Visão microscópica.

    Telescópio é outro aparelho de ótica destinado a observar objetos que pela sua grande distância se tornam invisíveis em distâncias à vista desnuda. Pois a fé consegue ver longe, tanto além como aquém.

    Moisés viu além: deixou o Egito e foi em direção ao desconhecido. Por quê? Porque ele viu o invisível (Hebreus 11:27).

    A fé tem lentes. Têm-nas. Duas lentes: a razão e a Revelação. A razão é o instrumento, ou os olhos da alma; a Revelação é a luz, sem a qual a visão não é possível. Revelação é Deus mostrando ao homem aquilo que ele com os olhos desarmados jamais poderia enxergar. Por isso a fé não é venda, mas panorama. Quando o apóstolo Paulo escreveu que andamos por fé e não por vista o que ele disse é que a fé não vê com os olhosdo corpo, mas com os olhos da alma. É só abri-los para ver o invisível.

    Precisamos nos espelhar em Moisés quando subiu ao monte Nebo. Temos que subir a montanha, para descortinar a planície da vida. Se ficarmos no sopé da montanha torna-se impossível ver o que ele viu. Lá no cimo da montanha o nosso olhar se aguça, o nosso horizonte se alarga, o nosso campo visualaumenta. Podemos ver o trecho do caminho que já fizemos: o passado. Podemos ver o caminho que ainda nos falta fazer: o futuro.

        Tiremos a venda dos nossos olhos e contemplemos o futuro. Há muito o que conquistar para Deus. Mas Ele estará conosco, sempre esteve. Confiemos nele. Tenhamos visão panorâmica, telescópica. Deus quer realizar grandes feitosatravés de nós.

  1. Pastor da Igreja Batista do Calhau em São Luís do Maranhão

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens