Texto do Pr. Hamilton Rocha (IBCalhau/São Luis-Ma) publicado na PG do dia 31/05/2020
PANORAMA OU VENDA?
Pr. Hamilton Rocha*
A fé é panorama ou venda?
Panorama é a visão que temos de uma grande extensão de paisagem e venda é uma faixa que se coloca sobre os olhos, tirando-lhes a visão.
A fé é uma coisa ou outra? Para muitos é venda. É cegueira.
A fé será isso? Será um salto no escuro?
O apóstolo parece ter dito isso quando escreveu: “Andamos por fé, não por vista” (II Coríntios 5:7).
Como se andássemos no escuro. Será?
É claro que não. A fé tem ótica. Tem lentes. Lentes que aumentam e que aproximam. Microscopicamente e telescopicamente. Pela fé vemos de perto e de longe. O infinitamente pequeno e o infinitamente distante. O microcosmo e o macrocosmo.
Microscópio é um aparelho de ótica formado de lentes dispostas de forma que os objetos examinados pareçam maiores do que quando vistas a olho nu. A fé é para o presente. No enredo da vida. Visão microscópica.
Telescópio é outro aparelho de ótica destinado a observar objetos que pela sua grande distância se tornam invisíveis em distâncias à vista desnuda. Pois a fé consegue ver longe, tanto além como aquém.
Moisés viu além: deixou o Egito e foi em direção ao desconhecido. Por quê? Porque ele viu o invisível (Hebreus 11:27).
A fé tem lentes. Têm-nas. Duas lentes: a razão e a Revelação. A razão é o instrumento, ou os olhos da alma; a Revelação é a luz, sem a qual a visão não é possível. Revelação é Deus mostrando ao homem aquilo que ele com os olhos desarmados jamais poderia enxergar. Por isso a fé não é venda, mas panorama. Quando o apóstolo Paulo escreveu que andamos por fé e não por vista o que ele disse é que a fé não vê com os olhosdo corpo, mas com os olhos da alma. É só abri-los para ver o invisível.
Precisamos nos espelhar em Moisés quando subiu ao monte Nebo. Temos que subir a montanha, para descortinar a planície da vida. Se ficarmos no sopé da montanha torna-se impossível ver o que ele viu. Lá no cimo da montanha o nosso olhar se aguça, o nosso horizonte se alarga, o nosso campo visualaumenta. Podemos ver o trecho do caminho que já fizemos: o passado. Podemos ver o caminho que ainda nos falta fazer: o futuro.
Tiremos a venda dos nossos olhos e contemplemos o futuro. Há muito o que conquistar para Deus. Mas Ele estará conosco, sempre esteve. Confiemos nele. Tenhamos visão panorâmica, telescópica. Deus quer realizar grandes feitosatravés de nós.
- • Pastor da Igreja Batista do Calhau em São Luís do Maranhão
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.