Coronavírus: Investigação epidêmica em Israel mostra que contaminação é limitada
Hoje pela manhã foi divulgada em Israel uma pesquisa realizada por alguns hospitais em objetos e locais onde estavam internados muitos dos contaminados com o Coronavírus, o resultado é animador e pode mudar a forma com que lidamos com a pandemia.
Os pesquisadores recolheram amostras dos locais onde estavam os pacientes internados e isolados, principalmente dos chamados hotéis do coronavírus que foram implementados pelo governo na tentativa de isolar a doença e evitar a superlotação dos hospitais.
O fato é, que segundo os dados até agora divulgados, após o recolhimento de amostras físicas dos celulares dos pacientes, dos botões dos elevadores, de objetos nos quartos e até mesmo do móveis nos hotéis e muitas outras superfícies que poderiam estar contaminadas, são animadores.
Segundo a pesquisa, o vírus não sobrevive em superfícies conforme vinha sendo divulgado em massa até agora. Os pesquisadores disseram que os dados não são suficientes para descartar completamente a contaminação por eles, mas o uso de desinfetantes e esterilizadores, como álcool gel, água sanitária e etc, parece ser desnecessário, principalmente quando as temperaturas estão altas no país.
Ainda, segundo a pesquisa realizada pelos hospitais israelenses, os dados revelam que a contaminação do vírus é praticamente imediata com o contato direto, isto é, a proximidade física entre as pessoas, seja respirando e menos de 2 metros de distância, seja apertando a mão ou abraçando por exemplo, e isto sim é o que deve ser evitado.
Pelo fato de em Israel, o governo ter adotado a idéia de usar hotéis para isolar os pacientes de Coronavírus, isto facilitou a realização desta pesquisa, e agora, ficará mais fácil combater a doença e entender como podemos evitar a contaminação.
A posição do Ministério da Saúde é que “a maior parte da infecção do coronavírus é o contato direto entre as pessoas e o gotejamento respiratório. Além do gotejamento respiratório que tenha repousado sobre superfícies em um espaço público “.
Fonte/ Rede Cafetorah
Noticias de Israel – Saúde
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.