Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 10/05/2020

SOMOS FILHOS DE ABRAÃO PELA FÉ

Por Roberto Veloso
@robertoveloso_

“Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.
De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.” (Gálatas 3:8,9)

Nós seremos filhos de Abraão e herdaremos a terra prometida celestial se tivermos a fé, porque pela fé somos salvos. A fé é a ligação com Deus, que enviou o Seu filho amado, para que todos que Nele creem sejam salvos e tenham a vida eterna.

Os fariseus contenderam com Jesus porque não entendiam a mensagem espiritual vinda do Mestre. Muito carnais, eles não percebiam a necessidade de se voltarem para as coisas do Pai celestial. Para eles, bastava ser descendente de Abraão na carne e estava tudo resolvido. Porque Isaque gerou Jacó que gerou os doze das tribos de Israel.

Mas, Jesus lhes disse que para ser filho de Abraão era preciso fazer as suas obras, das quais a maior é a fé.

“Responderam-lhe: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão.”

No episódio do rico e do mendigo, Jesus Cristo esclarece, didaticamente, que o simples fato de descender geneticamente de Abraão não garante o reino dos céus. O rico chama Abraão de pai e este o chama de filho, em uma clara demonstração de parentesco, porém, pelas más obras, apesar de ser descendente de Abraão na carne, o rico estava sob tormentos.

“E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado.” (Lucas, 16: 25-26)

Por outro lado, Abraão teve outros sete filhos, além de Isaque, a saber: Ismael de Agar, Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá de Quetura. Todos eles com grande descendência. Mesmo tomando como referência a Isaque, este foi pai de dois filhos: Esaú e Jacó. E Esaú gerou a muitos filhos e dele adveio um povo, os edomitas. Nem só os judeus são descentes de Abraão na carne.

Portanto, a descendência carnal de Abraão é irrelevante para a salvação. Jesus diz que o importante é fazer as obras de Abraão. Essas sim conduzem à vida eterna. Está escrito:

“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.” (Hebreus, 11:8)

Ou seja, Abraão ouviu o chamado e obedeceu. Saiu da terra de Ur para a terra prometida de Canaã. Espiritualmente, estamos recebendo o mesmo chamado, para sairmos da terra do pecado para a terra prometida da vida eterna. Para isso, Deus enviou o Seu filho unigênito para que todos os Nele creem não pereçam, mas tenham a vida eterna.

(Igreja Batista do Olho D’água – São Luís – Ma)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens