Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr Ivan Moutinho publicado na PG do dia 10/05/2020

CATIVEIRO OU DESERTO

Êxodo 14. 9-16

9 Os egípcios, com todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, os perseguiram e os alcançaram acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom. 10 Quando Faraó se aproximava, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios marchavam atrás deles; pelo que tiveram muito medo os filhos de Israel e clamaram ao Senhor: 11 e disseram a Moisés: Foi porque não havia sepulcros no Egito que de lá nos tiraste para morrermos neste deserto? Por que nos fizeste isto, tirando-nos do Egito? 12 Não é isto o que te dissemos no Egito: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto. 13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver; 14 o Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis. 15 Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? dize aos filhos de Israel que marchem. 16 E tu, levanta a tua vara, e estende a mão sobre o mar e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

O que diremos, pois,  diante deste  relato? A princípio a atitude do povo de Israel em nosso intimo, nos leva a perguntar: Quanto mais coisas o Senhor deveria fazer para provar que Ele é o Deus Todo-Poderoso, o  El Shadai?

No cativeiro do Egito, Deus ouviu o clamor do seu povo, viu os maus tratos, e contínuo sofrimento imposto aos filhos de Israel (Êxodo 3.7). O certo, é que o Senhor Deus, gerou dentre eles, Moisés que no tempo da libertação,  enfrentou face a face o cruel Faraó, reivindicando a libertação vinda da parte de Deus:  … foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. (Êxodo 5:1)

Conhecemos que o propósito de Deus, é conceder a  liberdade e alegria ao homem. Deus espera de nós a celebração de uma festa, mesmo no deserto. A libertação de Deus é certa e não admite a incredulidade daquele que está sendo libertado. O povo saiu do Egito, mas o Egito  não havia saído deles. Afinal, vendo a perseguição vinda contra eles,irritados, reclamaram, muito, para  Moisés, dizendo que, melhor seria servir aos egípcios do que morrer no deserto. O que é melhor? Se “acachapar” e servir ao inimigo, ou,  em temor e humilhação servir ao Deus de toda a Glória? Devemos fazer a  nossa escolha.

A liberdade em Cristo é mudança de vida e exige que nos movamos para sair da “zona de conforto”. A liberdade em Cristo não garante a isenção da perseguição do inimigo. A liberdade em Cristo resulta no  louvor e adoração de lábios que confessam e o amam. Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.(João 8.36). A Palavra de Deus diz que o perfeito amor lança fora o medo, não há castigo.(I João 4.18). E Deus é Amor e quem vive o amor, vive unido com Deus.

Quando perseguidos, devemos ter uma coisa em mente, não se deve murmurar ou desejar voltar a servir às coisas que antes escravizavam. Por incrível que pareça, daqueles que não compreenderam a liberdade em Cristo, lembram com saudosismo das paixões e prazeres do mundo. Queremos dizer que a libertação de Deus em Cristo Jesus, além de afastar o medo, também, produz temor, quietude, confiança e Fé em Deus e em Jesus. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.II Corintios 5:17

Enfim, a libertação do Senhor, gera alegria no coração, por causa da nova vida em liberdade, com Cristo Jesus. O que é melhor?  Voltar à tristeza servindo no cativeiro, ou alegrar-se numa festa celebrando, livremente, o Deus Todo-Poderoso no deserto ?

  Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon -Ma

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens