Texto do Pr. Ivan Moutinho (IB Boa Vista – Timon – Ma) publicado na PG do dia 03/05/2018
Façamos o Certo, sejamos heróis da Fé! (Hebreus 11.1-39)
A carta aos Hebreus, capítulo 11, narra exemplos de pessoas do passado que conseguiram a aprovação de Deus . Em Algumas traduções bíblicas intitulam esta narrativa fazendo menção a Heróis da Fé.
O herói na concepção moderna é visto como um ser admirável, que luta e sempre vence o adversário. Ele é visto como imbatível, e com notória evidência, sempre alcança a vitória, como resultado final no combate. O combate pode ser um bom combate, como, Paulo expressa: “… combati um bom combate, encerrei a carreira e guarrdei a Fé.” (II Timoteo 4.7), isso quer dizer, que, todo o esforço, muitas vezes regado a sangue, suor e lágrimas, para tudo será proveitoso.
Valeu a pena! A palavra “pena” significa “castigo, condenação, sofrimento”. Dizer que valeu a pena significa que o sacrifício, o sofrimento, foi positivo porque trouxe o resultado esperado. A exemplo de um atleta, que deseja ser campeão, abre mão do tempo de lazer, convívio social, e treina até o limite da exaustão. Mas, quando recebe o prêmio pela vitória, este atleta afirma que valeu a pena, ou seja, a pena que se impôs, o sacrifício que fez, trouxe-lhe a vitória.
Quem desejar participar no elenco dos “Heróis da Fé”, em primeiro lugar deve entender que o Universo foi criado pela Palavra de Deus. (V.3), por isso, pela fé, devemos oferecer um sacrifício melhor para Deus, a exemplo de Abel, o primeiro herói citado, que agradou a Deuse visto como homem correto (v.4), e mesmo depois de morto Abel ainda fala. Quem, seguirá o nosso exemplo pessoal, mesmo quando não estivermos mais neste mundo? Qual o legado que pretendemos deixar para as gerações futuras mesmo depois de morrermos? Estamos sendo corretos e agradando a Deus? Reflitamos sobre isso!
O herói da fé obedece ao que Deus fala. Noé ouviu os avisos de Deus sobre as coisas futuras e não podiam ser vistas. E assim salvou a sua geração, filhos e noras que geraram a netos, bisnetos multiplicando a geração futura de Noé. Daí, até Abraão, que gerou a Isaque e Jacó, surgindo uma descendência numerosa como as estrelas do céu e os grãos de areia da praia do mar conforme a promessa de Deus.
A carta aos Hebreus capítulo sete, dedica 12 versículos (v.8-19) falando sobre Abraão e, em segundo lugar, 7 versículos (v.23-29) sobre Moisés. Estes considerados principais heróis admirados pela nação judaica. O patriarca que gerou uma numerosa descendência para ser abençoada, e, o profeta Moisés, que venceu o poderoso Faraó e libertou o povo hebreu da maldição do cativeiro no Egito.
O capítulo onze de hebreus, especialmente, acrescenta uma heroína, Raabe (v.30), que faz parte da história nacional do povo israelita, mencionada em Mateus 1.5 na genealogia de Jesus Cristo, e diz que ela não morreu com os que tinham desobedecido a Deus (v.31). Na seqüência outros são citados como heróis: Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e outros profetas (v.32), todos fizeram o que era correto.(v.33), apesar de que eram fracos, se tornaram fortes e poderosos e venceram em meio a tortura, insultos, surras, correntes, cadeias, mortos a pedradas, serrados ao meio, mortos à espada. Eram pobres, perseguidos e maltratados. O mundo não era digno deles! (v.38).
Os heróis da fé confiam no plano perfeito ordenado por Deus que aperfeiçoa o homem, a mulher, crianças, jovens, e velhos. A FÉ, é a substância essencial para alcançar a aprovação do Senhor. Façamos o que é correto, crendo em Deus, estribado nas maravilhosas promessas jácumpridas em Cristo Jesus, nosso Senhor. Envelheçamos e morramos cheios de Fé, agradando em todo temo a Deus. Sejamos, também, “Heróis da Fé” para o cumprimento do melhor de Deus para vivermos a eternidade com Ele, e, também, conduzir as gerações futuras mesmo que não estejamos mais vivos sobre a terra.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon-ma
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.