Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Carvalho (Segunda Igreja Batista do Saci – Teresina-PI) publicado na PG do Jornal Pequeno do dia 26/04/2020

O CORAÇÃO DE FELICIDADE

Sexta Bem-aventurança (Beatitude)

Mateus 5. 8

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”.

Uma refinaria, como o próprio nome diz, tem a função de refinar. A refinaria recebe o óleo cru e bruto e faz dele a gasolina, o querosene, a benzina, o óleo do motor, etc. A refinaria faz para o petróleo o que o nosso coração deve fazer para nós, retira aquilo que não serve e produz o que é bom, o que pode ser usado, aplicado, aquilo que vai ser útil para alguém. O nosso coração é como uma refinaria, recebe tudo e nele se faz uma purificação: as experiências, o intelecto, as emoções, as sabedorias – tudo isso tem uma maneira de fazer convergir para o coração. E um coração que é puro purifica tudo que vem para ele. Jesus está dizendo que o coração puro torna a pessoa bem aventurada, feliz. “Felizes os que tem o coração puro, pois eles verão a Deus.” São muitas as coisas que nos rodeiam e nos deixam na dúvida, talvez porque nunca fizemos esta pergunta para nós mesmos: “Qual é o meu propósito; por qual razão é que estou aqui?” As Sagradas Escrituras respondem: “Um homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” É isso que Jesus fala quando Ele diz: “Felizes os que tem o coração puro.” Ele está dizendo: “Que felicidade tem aquele que no seu coração sabe para onde vai!” Jesus nos chama a sermos prudentes. Provérbios 16. 21 – 22: “O sábio de coração será chamado prudente,… O entendimento, para aqueles que o possuem, uma fonte de vida,…” Uma “fonte de vida!” que efervesce, que torna o coração buliçoso, sôfrego, açorado para ser puro, para ser capaz de nos fazer mover a dobrar os joelhos em oração a Deus a fim abandonar algo em nossa vida em favor da felicidade de outrem, assim do nosso coração soltabolhas de efervescente vida. Davi orou no salmo 51. 10: “Ó Deus, cria em mim um coração puro.” Este tipo de coração é o coração de felicidade. Se não tivermos pureza no coração, não nos importamos com o que está acontecendo em nossa vida, não há preocupação com o lugar que estamos andando, com quem estamos caminhando. Os fariseus enfatizavam uma pureza externa, Jesus está falando de uma pureza interna.

Deus pode mudar nosso coração, pode limpar, fazer uma faxina e criar em nós um sentido definido para a vida, um coração puro que nos leve à presença de Deus. Uns vão ver Deus, outros não. Aqueles que são puros de coração estarão na presença de Deus. Um coração puro nos move para ver Deus. Muitos tem uma religião e nunca tem visto a Deus – porque o coração não está puro. Os que têm o coração puro vão ver coisas que os outros não podem imaginar. “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”.

Pr. Carvalho

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens