Texto do Pr Carvalho (IB do Saci – SIB – Teresina – Piauí – publicado na PG do dia 05/04/2020
A Terceira Bem Aventurança
Mateus 5. 5
Todos queremos ser vencedores, todos almejamos ganhar o prêmio, sairmos vitoriosos. Difícil imaginar alguém que almeja ser um derrotado, fracassado, uma pessoa sem perspectiva de vitória. Muitos em algum lugar da jornada da vida ficamos desanimados. Às vezes ficamos agradecidos quando pelo menos concluímos algo. Jesus está falando em terminar nesta carreira da vida como vencedores – “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.”
A confiança e a coragem são resultados do que somos no interior, no ego, na alma. A ajuda exterior pode suster por um tempinho, mas somente o caráter interior produz a confiança e a coragem que são necessárias para vencermos. Esta Beatitude nos fala de brandura, de mansidão. Nas Beatitudes não achamos regulamentos que devemos obedecer, encontramos características interiores daqueles que são tementes a Deus. Nos fala de ser manso como uma ovelha. É ser submisso, estar no controle de Deus. É dizer: “Bem-aventurados os homens dominados por Deus”. Esse homem vence… Ser manso quer dizer um homem moderado por Deus, que tem um espírito temperado, que não se enfurece…
Não podemos enganar a nós mesmos: o exterior não nos faz destemidos. O poder, as posses e a popularidade não nos livram dos nossos medos. Se perguntarem a você quais são as cinco virtudes mais desejadas, a resposta muito provavelmente não vai mencionar mansidão, vai dizer algo como amor, graça, mercê, paciência, bondade, gratidão, confiança… Certamente a mansidão não vai estar na lista. Muitos interpretam mansidão como fraqueza, mas não é isso de que Jesus fala. A beatitude está dizendo: “um homem moldado por Deus”. “um homem temperado”. Lutero traduziu assim: “Bem-aventurado os de doce espírito, porque eles herdarão o mundo”. Qual a promessa de Deus? Eles herdarão o mundo. Escolha uma vida completamente dominada por Deus, e no final, não será apenas um vencedor, e sim, mais que vencedor em Cristo Jesus!
Pr. CarvalhoTodos queremos ser vencedores, ganhar o prêmio, sairmos vitoriosos. Difícil imaginar alguém que almeja ser um derrotado, fracassado, uma pessoa sem perspectiva de vitória. Muitos em algum lugar da jornada da vida ficamos desanimados. Jesus está falando de sermos vencedores – “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.” A confiança e a coragem são resultados do que somos no interior, no ego, na alma. A ajuda exterior pode suster por um tempinho, mas somente o caráter interior produz a confiança e a coragem que são necessárias para vencermos. Qual a promessa de Deus? “Eles herdarão o mundo”.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.