Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso – publicado na PG do dia 29/ 03/ 2020

JESUS VISITA OS HOSPITAIS

Por Roberto Veloso
Igreja Batista do Olho D´Água (São Luís-MA)
@robertoveloso_

“Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.” (João 5: 1-3)

Podemos dizer que o Tanque de Betesda era um grande hospital de doenças incuráveis, as pessoas que estavam ali eram os desesperados, os desenganados, os relegados à própria sorte, vivendo de favores e esmolas.
Na época em que Jesus fez a visita ao Tanque era a Páscoa, portanto havia mais gente do que o habitual, o hospital estava cheio de gente.

Mas, havia uma crendice entre o povo, de que de tempos em tempos descia um anjo e revolvia as águas, neste momento quem entrasse na água primeiro ficava curado. Quanta atualidade nessas superstições. É impressionante como quanta gente ainda acredita em mandigas, patuás e outros objetos para se curar.

Jesus, no entanto, quebra toda superstição, maldição e maus agouros. Ele mostra isso na cura de um homem paralítico que estava no tanque havia trinta e oito anos sem nenhuma perspectiva de solução para o seu problema.

E assim, como os que acreditam somente no poder do homem, esse paralítico trava uma conversa com Jesus bastante elucidativa.

“Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.” (João 5:6-8)

O homem não acreditava na sua cura, porque não tinha uma pessoa para leva-lo às águas no momento do rebuliço, mas Jesus não precisa de crendices para curar. Jesus não precisa de anjo porque o Seu poder está acima dos anjos. Ele precisa apenas de fé. A crença de que Ele é Deus de todas as coisas e pode curar onde a possibilidade humana não alcança.

No Tanque de Bestesda jazia uma multidão, assim como nos hospitais de hoje. Mas, Jesus está visitando, querendo saber quem quer ser curado, principalmente das doenças espirituais, que tanto afligem as pessoas na atualidade.

Para isso Jesus veio à terra, para salvar a todos do pecado, da morte espiritual. Bastando que se creia em Sua palavra e se arrependa dos pecados. Precisamos dar esse passo em direção a Jesus.

Não podemos aceitar uma vida de pecados, sem esperança, da mesma forma que a multidão de enfermos do Tanque de Betesda. É preciso agir, procurando Jesus Cristo e aceitando-O como Senhor e Salvador.

E quantos não foram e são curados e salvos todos os dias. Para esses, o exemplo é o do agradecimento, da mesma forma que fez o paralítico, depois de estar curado foi para o Templo orar ao Senhor. Assim, toda honra e toda glória a Deus.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens