Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Hamilton Rocha (IBCalhau – São Luis- Ma) publicado na PG do dia 29/03/2020

ÂNIMO

II Coríntios 4:7-18

Pr. Hamilton Rocha*

    Em meio ao quadro caótico em que estamos vivendo será que temos boas notícias? Somos mensageiros das boas novas? Há solução para esse mundo em crise? Há solução para o homem?

    Enquanto houver profetas de Deus proclamando  o Evangelho de Cristo há esperança. A Palavra de Deus gera vida.

    Martin Luther King dizia que um homem cheio de Deus faz acontecer coisas maravilhosas na sociedade. Ele acreditava em utopias. Acreditar em seus sonhos faz bem à alma. É maravilhoso crer em milagres. Por isso ele disse no seu mais famoso sermão: “I have a dream” (Eu tenho um sonho).

    Um pai chegou em casa ávido para ler seu jornal mas foi interrompido pelo filho que queria a atenção do pai. Este para livrar-se do garoto viu que numa página do jornal havia um imenso mapa mundi. Tirou aquela página, cortou-a em pedaços e deu-a ao filho para que ele montasse o quebra-cabeças. Assim ele poderia ler seu jornal com calma. Qual não foi o seu espanto quando o filho retornou mais cedo do que ele pensava com o trabalho executado. Surpreso ele perguntou ao filho como conseguira realizar a tarefa em tão pouco tempo? O filho respondeu que atrás do mapa havia uma grande figura de um homem. Ele montou o homem e o mundo foi reconstruído.

    Reconstrua o homem que  mundo será reconstruído.

    Na vida teremos muitas tribulações. Nosso Senhor já nos advertira sobre isso: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33).

    O texto em destaque nos apresenta alguns contrastes em nossa vida cristã:

1. Corpo Fraco X Espírito Renovado

    “Por isso não nos desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja se desgastando, o nosso interior está sendo renovado todos os dias”(v.16).“Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que o poder extraordinário seja de Deus e não nosso” (v.7).

    Qual é o tesouro? A luz, “a iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo” (v.6). Na antiguidade os tesouros eram guardados em vasos de barro.

1.1. A nossa fraqueza inclui temor e tremor: “Estive convosco em fraqueza, em temor e grande tremor” (I Coríntios 2:3);
1.2. A nossa fraqueza inclui enfermidade: “…Portanto, para que eu não me tornasse arrogante (por causa dessas revelações extraordinárias), foi me posto um espinho na carne, um mensageiro de Satanás para me atormentar, para que eu não me tornasse arrogante” (II Coríntios 12:7);
1.3. A nossa fraqueza inclui perseguição: “Sofremos pressões de todos os lados, mas não estamos arrasados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” (II Coríntios 4:8,9).

    “Por isso não nos desanimamos” (v.16). Com base na esperança da ressurreição: “Sabemos que aquele que ressuscitou a Jesus, também nos ressuscitará com ele e nos apresentará convosco” (v.14) e no fim dos seus sofrimentos: “Pois tudo é para o vosso benefício, para que a graça multiplicada por causa de muitos faça transbordar as ações de graça para a glória de Deus”. O apóstolo fica bem confiante.

2. Presente Doloroso X Futuro Glorioso

    “Pois nossa tribulação leve e passageira produz para nós uma glória incomparável, de valor eterno”(v.17). Nossa vitória já foi selada na cruz do Calvário. Portanto, ânimo.

    Deus disse a Josué: “Ninguém poderá te resistir todos os dias da tua vida. Como estive com Moisés, assim estarei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Esforça-te e sê corajoso, porque farás este povo herdar a terra que jurei dar a seus pais” (Josué 1:5,6).

    Alguém disse que um otimista pode errar, mas um pessimista começa errando.

    O salmista nos ensina: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30:5). “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas” (Salmo 34:19).

    O apóstolo Paulo também nos ensina: “Considero que os sofrimentos do tempo presente não se podem comparar com a glória que será revelada em nós” (Romanos 8:18). “Mas como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração humano, são as que Deus preparou para os que o amam” (I Coríntios 2:9). “Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, pelo prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13,14).

    É a filosofia do farol alto e não a filosofia do retrovisor. Não há progresso sem libertação do passado. Deixem os mortos enterrar os seus mortos, disse nosso Senhor.

3. Coisas Visíveis, Temporárias X Coisas Invisíveis, Eternas – (v.18).

    A razão de o apóstolo Paulo servir à igreja e proclamar o evangelho foi por causa da obra de Deus em sua vida. A luz brilhou nas trevas (Gênesis 1: 2-4). Na nova criação a luz brilha nos corações dos que estavam nas trevas (Lucas 1:78,79; Atos 26:18).

    Essa foi a experiência do apóstolo na estrada de Damasco (Atos 9:3) tornando-o nova criação (II Coríntios 5:17).

    A luz na vida dos crentes é o conhecimento da salvação de Deus, a glória da face de Cristo refletida em Paulo (II Coríntios 3:18). Paulo não estava imune aos sofrimentos do ministério II Coríntios 2:12,13). Sem a intervenção divina ele teria sucumbido (II Coríntios 7:5,6). Deus tinha dado a ele um ministério e estava trabalhando nele. Por isso o apóstolo era renovado a cada dia. Que seja a nossa experiência.

Pastor da Igreja Batista do Calhau em São Luís do Maranhão

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens