Fechar
Buscar no Site

Texto do Roberto Veloso publicado na PG do dia 22/03/2020

A ARMADURA DE DEUS

Por Roberto Veloso

Igreja Batista do Olho D´Água (São Luís-MA)

@robertoveloso_

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” (Efésios 6:13)

Em momento de pânico mundial pela pandemia do coronavírus, devemos estar preparados espiritualmente para enfrentar as adversidades. A Bíblia nos ensina como fazer. O apóstolo Paulo escreveu aos efésios sobre a armadura espiritual que os cristãos deveriam usar.

Ele fez uma comparação com a armadura do soldado romano, que à época era a máquina de guerra mais eficaz da antiguidade.

A primeira orientação do apóstolo Paulo é nos cingirmos com o cinto da verdade. E quem é a verdade? É Jesus Cristo. Ele mesmo disse isso: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida”. (João, 14:6)

Jesus Cristo é a primeira e principal pessoa em que devemos confiar. Ele é o caminho, ninguém vai ao Pai senão por Ele. Jesus é a verdade absoluta porque Ele veio do Pai. E Ele é a vida, porque nos dá com abundância o ninguém mais pode dar, a vida eterna.

Devemos estar ainda vestidos com a couraça da Justiça, que é Deus. O Pai é a Justiça. Devemos estar firmes Nelepara enfrentarmos as adversidades.

A tua benignidade, Senhor, chega até aos céus, até às nuvens, a tua fidelidade. A tua justiça é como as montanhas de Deus; os teus juízos, como um abismo profundo. Tu, Senhor, preservas os homens e os animais.” (Salmos 36:5,6)

Essa couraça da armadura do soldado romano tinha como principal objetivo proteger os órgãos vitais, entre eles o coração, porque este é enganoso, conforme ensinou o profeta Jeremias:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” (Jeremias 17:9,10)

Calçar as sandálias do evangelho da paz, porque Jesus determinou que pregássemos o evangelho a toda a criatura. Empunhando o escudo da fé, “ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.(Hebreus, 11:6)

Nessas horas de angústia, a tendência ao desespero é muito grande, mas nós, cristãos, temos a esperança na salvação prometida por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Por isso, o apóstolo Paulo fala que devemos usar o capacete da salvação para proteger a nossa mente da desesperança e da falta de fé.

Fechando a armadura está a Espada do Espírito, que é apalavra de Deus contida na Bíblia, à disposição de todos. Agir de acordo com o manual da palavra de Deus é o fechamento da armadura. Foi com essa espada, a palavra de Deus, que Jesus Cristo enfrentou satanás no deserto. É com essa espada que vencemos as armadilhas do diabo para nos destruir.

Finalmente, devemos orar, suplicar e vigiar. A oração, com súplicas, é a melhor atitude neste momento. Porque a oração é a busca de Deus e significa um relacionamento com Ele, mas não podemos agir como os tolos e não vigiar, ou seja, não tomarmos as precauções devidas para nossa proteção.

Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;(1 Pedro 5:8)

Essa é armadura ensinada na Bíblia para nossa proteção espiritual. Ela está ao nosso alcance. Façamos uso dela.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens