Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Luíz Antônio (Igreja Quadrangular – Aracaju-Sergipe – publicado na PG do dia 22/03/2020

Teve medo

A Bíblia Sagrada nos conta a história do profeta Elias.E é impressionante como temos muito que aprender com ahistória desse homem.

Elias foi um profeta muito especial e ficou conhecido como o “profeta de fogo”. Ele viveu numa época em que o rei Acabe estava se deixando levar pelos pensamentos e costumes pagãos de sua esposa Jezabel. Isso estava desviando o povo de Israel dos preceitos de Deus. Elias teve a coragem de enfrentar todos os profetas que eram sustentados por Jezabel, durante uma prova literalmente de fogo. Ali, prepararam um holocausto e combinaram em clamar cada um ao seu Deus e, aquele que respondesse com fogo, então seria o verdadeiro Deus. E o Senhor Deus, o Deus de Elias, o nosso Deus, o único Deus, respondeu mandando fogo do céu e consumindo todo o holocausto. O povo, diante disso, perseguiu os profetas de Baal e os matou. Quando Jezabel ficou sabendo disso,mandou um recado a Elias: Amanhã a estas horas farei contigo o que o povo fez com os meus profetas. Para o espanto de quem lê a história, Elias ficou com medo e fugiu para o deserto. Vejamos o que diz a Bíblia em I Reis,capitulo 19, versículos 1 a 8: Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada. Por isso, Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: “Que os deuses me castiguem com todo o rigor, se amanhã nesta hora eu não fizer com a sua vida o que você fez com a deles”. Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: “Já tive o bastante, SENHOR. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados”. Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente, um anjo tocou nele e disse: “Levante-se e coma”. Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo. O anjo do SENHOR voltou, tocou nele e disse: “Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa”.

Pois bem. Daqui em diante quero chamar a sua atenção para, juntos, compararmos essa história bíblica com a situação de vida de muita gente nos dias de hoje. A primeira coisa que quero destacar é que Elias, mesmo sendo um homem extremamente usado por Deus, era um ser tão humano como nós e, por isso, teve medo. Nós também teremos medo diante de certas situações. Isso é normal. Mas, por conta do medo, não podemos fugir, principalmente tendo um Deus que zela por nós. Elias foi para o deserto, porque, com certeza, não queria falar com ninguém. Deitou debaixo de uma árvore desértica e pediu a própria morte. Hoje, vejo isso se repetindo na vida de muitos, que, logo depois de muito sucesso, não suportam nenhum tipo de ameaça ou fracasso e acabam desenvolvendo traços depressivos, não querendo ver ninguém, não querendo falar com ninguém e, às vezes,desejando também a própria morte. Quando Elias ficou assim, Deus enviou um anjo para trazer-lhe alimento. Ele comeu, bebeu, e voltou a dormir. Mas o anjo insistiu e ele então se levantou, voltou a comer e a beber e se foi, porque o anjo havia dito que muito longo ainda seria o seu caminho. Pode ser que você também esteja bem desanimado diante das ameaças da vida, mas assim como Deus enviou um anjo para alimentar Elias, Ele envia anjos para alimentar você. E sabe por quê? Porque ainda tem muita coisa linda para acontecer na sua vida, ainda tem muita água para rolar debaixo dessa ponte.

Receba, pela fé, a minha oração por você. Receba um alimento sobrenatural de Deus para lhe sustentar, lhe animar. Levante sua cabeça, pois é hora de recomeçar, não pelas suas próprias forças, mas pela força do Altíssimo.

Um forte abraço e até a próxima, se Deus disser que sim!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens