Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Hamilton Rocha (IBCalhau – São Luís – Ma) publicado na PG do dia 15/03/2020

COLUNAS DA IGREJA DO DEUS VIVO

“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá…” (Apocalipse 3:12)

Pr. Hamilton Rocha

    Os apóstolos Tiago, Pedro (Cefas) e João foram considerados colunas da Igreja: “E quando reconhecerama graça que me havia sido dada, Tiago, Cefas e João, considerados colunas, estenderam a mão direita da comunhão a mim e a Barnabé, para que fôssemos aos gentios, e eles, à circuncisão” (Gálatas 2:9).

    Não somente ilustres personalidades, mas princípios fundamentais são comparados, na Palavra de Deus, a colunas (Apocalipse 3:12).

I   –  COLUNAS SÓLIDAS

    Os crentes da igreja em Filadélfia deveriam ser colunas estáveis, sólidas, em contraste com os templos da cidade de Filadélfia, que abalada por terremotos, tinham colunas rachadas em seus templos. Devemos ser colunas sólidas e não rachadas, sustentáculos na obra do Senhor.

II   –  QUAIS SÃO AS COLUNAS NA OBRA DO SENHOR?

1. Meninos e Meninas

O menino que levou os cinco pães e os dois peixinhos que alimentaram uma multidão (João 6:9).

A filha de Jairo (Marcos 5:41), que foi ressuscitada por Jesus, embora o texto não diga, creio que passou a servir o Reino de Deus.

2. Jovens – (Salmo 144:12)

“Que nossos filhos sejam, como plantas bem desenvolvidas na sua mocidade, e as nossas filhas como pedras angulares lavradas, como as colunas de um palácio”.

Com efeito, na língua original, a ideia não é de uma planta tenra, mas robusta, pressupondo raízes profundas.

O alvo, pois, é a maturidade, que com o poder divino alcançarão.

Como plantas exuberantes, chamarão a atenção pela sua beleza moral e espiritual, beleza que reflete a Cristo.

Como diz o velho cântico:

“Que a beleza de Cristo se veja em mim

Toda a sua admirável pureza e amor

Ó Tu, chama divina, todo o meu ser refina

Até que a beleza de Cristo se veja em mim”.

E nossas filhas? “Que sejam como pedras angulares lavradas, como as colunas de um palácio”, ou como nos diz outra tradução: “Colunas talhadas, imagem de um palácio”.

De acordo com a língua original, pedra lavrada é uma pedra cuidadosamente cortada como ornamento. A ideia implica em simetria, proporcionalidade, em cujo trabalho o escultor revela seu copioso talento (Barnes).

Filhas queridas, permitam que o Escultor Supremo revele seu extraordinário poder e talhe a vida de vocês, dando-lhes uma graciosidade e proporcionalidade, enfim, o encanto que a coluna de um palácio irradia.

Partenon, o mais antigo templo grego, ficava na Acrópole, em Atenas. Ao redor de todo  templo havia 23 belas colunas com mais de 10 metros de altura. Restaurado em 1929, esse templo esbanja imponência e beleza. Os gregos se ufanam desse templo e de suas majestosas colunas.

Que o mundo admire a beleza arquitetônica do templo de nossa igreja, um dos mais belos de São Luís e do Nordeste, mas que o mundo fique extasiado, embevecido, contagiado com a formosura espiritual das colunas que são as nossas filhas.

As colunas do Parthenon foram restauradas; as colunas que sustentaram o templo de Dagom foram destruídas por Sansão, ocasionando a morte de todos os que ali se achavam (Juízes 16:23). Mas, as colunas da Igreja do Deus vivo jamais serão corroídas pelo tempo ou destruídas pelos homens.

A nossa vida espiritual, o nosso trabalho no Reino de Deus são indestrutíveis, e como as estrelas no firmamento brilharão sempre e eternamente (Daniel 12:3).

3. Adultos
3.1. Líderes denominacionais
3.2. Pastores e leigos

Centenas, milhares, milhões.

3.2.1. Leigos que nos ensinaram a orar como Epafras: “Cumprimenta-vos Epafras, que é um de vós, servo de Cristo Jesus, que sempre luta por vós em suas orações, para que permaneçais amadurecidos e plenamente seguros em toda a vontade de Deus” (Colossenses 4:12).
3.2.2. Leigos que nos inspiraram a contribuir, como fez a viúva pobre (Marcos 12:42,43).
3.2.3. Leigos que nos ensinaram a hospitalidade, além do conforto moral e espiritual, semelhante a Lídia e sua família que hospedaram missionários como Paulo e Silas (Atos 16:13-15).
3.2.4. Leigos como Dorcas que nos ensinaram a prática das boas obras (Atos 9:36).

    Esta linda e querida igreja foi fundada há 27 anos, com o propósito de manter-se fiel às doutrinas bíblicas e assim tem permanecido. Entretanto deve manter-se vigilante contra as investidas do Inimigo de nossas almas.

    Vivemos dias de muita mistura e confusão doutrinárias.Que a Igreja Batista do Calhau, sustentada por Deus e por um grande número de colunas da verdade, mantenha-se fiel às doutrinas bíblicas e “lutando pela fé que de uma vezpara sempre foi entregue aos santos” (Judas 3).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens