Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho publicado na PG do dia 08/03/2020

 

Colossenses 1:9 – 9 – Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;

Deus não deseja nos transformar em tolos (pessoas com menos inteligência), indivíduos fanáticos (como cegos religiosos) ou robôs (que executam ordem sem pensar).

No entanto, Deus quer que sejamos cheios da sua vontade. Isso significa dizer, que Deus quer que a minha própria vontade esteja alinhada, compatível, com a sua vontade. Não por força, nem por violência (Zc 4:6), mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.

É incompatível dizer que estamos vivendo e fazendo as coisas pela vontade de Deus, se não racionalizarmos = Eliminar os radicais de (uma expressão algébrica). Elaborar (raciocínio) sobre falsas razões racionalizar um erro. Fazer a vontade de Deus é inclinarmo-nos à reflexão.

Conforme Romanos 12:2, Se a vontade de Deus é boa, logo, Deus é bom! Se a vontade de Deus é agradável, logo, Deus é agradável! Se a vontade de Deus é perfeita, logo, Deus é perfeito!

A nossa inteligência, por meio da reflexão, nos leva a “concluir”, pela lógica espiritual ao resultado de conhecermos Deus, e saber que Ele  é bom, Deus é agradável e que Deus é perfeito. Isto, sim, é INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL.

Mas, todos nós, precisamos mais do que inteligência espiritual. Precisamos de SABEDORIA, para colocarmos em prática, atitudes com relação a esta “conclusão espiritual”.

Assim, individualmente, preciso admitir que eu não soubom, mas dependendo do momento, às vezes estou mais ou menos bom.

Preciso admitir também, que eu não sou agradável, mas, conforme as circunstâncias posso estar simpático e agradável ou não.

Preciso admitir que não sou perfeito, tendo o cuidado de não usar isso como desculpa para negligenciar a busca pela perfeição.

Por tudo isso, precisamos de SABEDORIA, que só pode ser dada por Deus. Tiago 1:5 – E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

Jesus ensina a orar e pedir sobre a vontade de Deus: Mateus 6:10 – Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; E Jesus em obediência e completa submissão, na pratica, sujeita-se à vontade de Deus: Lucas 22:42 – Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.

Oremos concordando com os salmistas: Lembra-te de mim, SENHOR, segundo a tua boa vontade para com o teu povo; visita-me com a tua salvação. Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana. [Salmos 106:4; 143:10]

Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista-Timon-MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens