Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho publicado na PG do dia 01/03/2020

Lucas 9 44-45 – E SE DEUS ENTREGASSE JESUS EM SUAS MÃOS?

44 – Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos, porque o Filho do homem será entregue nas mãos dos homens. 45 – Mas eles não entendiam esta palavra, que lhes era encoberta, para que a não compreendessem; e temiam interrogá-lo acerca desta palavra.

No relato do evangelho de Lucas, esta é a segunda vez em que Jesus fala a respeito do que viria suceder, ao ser entregue nas mãos dos homens.  O sofrimento, a rejeição e morte (v.22).

O Deus Pai entregou o seu filho “nas mãos dos homens”.  Ninguém o tomou à força de Deus, até porque isso é impossível.  Ninguém pode arrancar  nada de Deus. E, por conseguinte, aqueles que Deus entrega a  Jesus, ninguém pode arrebatá-lo de suas mãos.

Os religiosos cheios de ódio e ciúmes incitaram as multidões e o governo romano a condená-lo sem dó ou piedade. É isso que naturalmente os homens fazem quando acham que tem Jesus em suas mãos.

Deus obrigou-se a amar. A teologia conceitua  a onipotência, a onisciência e a onipresença como sendo atributos pertencentes somente a Deus. No entanto, em nosso coração devemos reconhecer que esses, atributos, só podem coexistir em amor. DEUS É AMOR! A prova disso é que  ofertou o seu filho ao mundo. Com único propósito de salvar e conceder a vida eterna a todo aquele que crer no nome de Jesus (Jo 3.16).  Assim, Deus resgata do cativeiro os prisioneiros do  pecado e os atrai para o reino da maravilhosa luz de Cristo.  O preço é Vida por vida.

Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos (v.44). Jesus após a  predição de sua morte, com certeza, provocou indagações nas  mentes  dos discípulos, do tipo: Quando?  Como? Mesmo passados mais de 2020 anos, a morte de Jesus é lembrada e discutida  nos “quatro cantos do mundo”, por religiosos ou não religiosos, por crentes ou ateus.

Sem nenhuma dúvida, estas palavras de Jesus, repercutem nas bocas,  mentes e corações dos homens. Afinal, este é simplesmente,  o maior,   insuperável e insubstituível  evento manifesto ao mundo perdido: Amorte de Cristo, sucedida pela sua ressurreição.

Mas eles não entendiam esta palavra (v.45). Quem pode entender  estas palavras de Jesus? Ninguém pode entender se não ouvir com atenção o que Jesus fala. Nestes últimos dias Deus nos fala pelo Filho a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo (Hebreus 1.2).

Na transfiguração no monte, Deus apresenta Jesus: Este é o meu filho amado em quem me comprazo, a Ele ouvi. O quanto estamos dispostos a ouvir o que Jesus fala? A Bíblia é o testamento da herança deixada por Ele. Herança de vida e não de morte.

Até quando a humanidade irá  escorraçar o nome de Jesus e com ódio  exigir a sua morte? O mundo que Deus amou, despreza a vida e  celebra a  morte definitiva  de Cristo.  Infelizmente, a exemplo disso os carnavais não se cansam de apresentar ignóbeis expressões de ódio ao próprio Deus que os criou e resolveu amá-los.

“Olho por olho, dente por dente”, chamado de lei de talião, ou lei de retaliação, ela exigia que o agressor fosse punido com o sofrimento proporcional ao que causou na vitima. Imagine se Deus aplicasse essa outra justiça, o que seria de nós?.  Deus entrega Jesus nas mãos dos homens, mas retribui com o dom da vida eterna para aqueles que se arrependem.

Neste caso, o que você faria se Deus entregasse Jesus em suas mãos?

Pr. Ivan Moutinho – IB Timon-MA 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens