Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Hamilton Rocha – (IBCalhau- publicado na PG do dia 01/03/2020

RECONCILIAÇÃO

“Mas todas essas coisas procedem de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação. Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não levando em conta as transgressões dos homens; e nos encarregou da mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus vos exortasse por nosso intermédio. Assim, suplicamo-vos por Cristo que vos reconcilieis com Deus. Daquele que não tinha pecado Deus o fez pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (II Coríntios 5:18-21)

Pr. Hamilton Rocha*

    Reconciliar é restabelecer a paz entre partes desavindas. É reatamento da amizade, restauração de um relacionamento.

    Deus é o autor da reconciliação. Tudo provém dele. Deus reconciliando; Deus concedendo; Deus apelando; Deus fazendo Cristo pecado por nós.

    “Tudo é de Deus, a única coisa minha com a qual contribuo para a minha redenção é o pecado do qual preciso ser redimido” (William Temple).

    Éramos inimigos de Deus; mas a inimizade era de ambos os lados: de um lado nossa rebeldia, do outro a sua ira.

    Cristo é o agente da reconciliação. Deus tomou a iniciativa e o fez através de Cristo. Deus estava presente nele enquanto Cristo realizou a sua obra. O verbo reconciliar está em um tempo e modo verbais que indicam obra concluída.

    O que Deus fez, então?

    De modo negativo: “Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não levando em conta as transgressões dos homens; e nos encarregou da mensagem da reconciliação” (v.19). Deus recusou-se a imputar a nós as nossas transgressões.

    Se fôssemos levados a juízo, morreríamos. “Senhor, se atentares para o pecado, quem subsistirá, Senhor? (Salmo 130:3).

    De modo positivo: “Daquele que não tinha pecado Deus fez um sacrifício pelo pecado em nosso favor, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (v.21).

    É a chave de todo o Novo Testamento. O Deus que se recusou a imputar a nós os nossos pecados, imputou-os a Cristo em nosso lugar. Cristo tornou-se pecado por nós a fim de que nele fôssemos feitos justiça de Deus”.

    Lutero dirigindo-se a um monge que se encontrava desesperado por causa dos pecados, disse-lhe: “Aprenda a conhecer a Cristo, e ele crucificado. Aprenda a cantar a ele e dizer: Senhor Jesus, tu és minha justiça, e eu o teu pecado. Levaste sobre ti o que era meu; mas depuseste sobre mim o que era teu. Tu te tornaste o que não eras, para que eu pudesse me tornar o que eu não era”.

    “A justificação significa esse milagre: que Cristo toma o nosso lugar e nós tomamos o seu” (Emil Brunner).

    Nós somos os embaixadores da reconciliação. Ele nos entregou o ministério da reconciliação. Deus terminou a obra da reconciliação na cruz.

    Os pecadores precisam ser reconciliados com Deus. Apelamos aos pecadores que venham a Cristo. Ao fazermos isso somos “embaixadores de Cristo” (v.20).

    Isso foi verdadeiro para Paulo e demais apóstolos, para todos os discípulos de Cristo e para todos os pregadores: falamos em nome de Cristo e em seu lugar.

    Então, ao emitirmos a nossa voz (nosso apelo), muitas vezes ouve-se outra voz, pois é como se Deus exortasse por nosso intermédio.

    É uma verdade admirável que o nosso Deus que operou“por meio de Cristo” a fim de alcançar a reconciliação, agora opera por nosso intermédio a fim de anunciá-la.

    E o apelo continua sendo esse: “Assim, suplicamo-vospor Cristo, que vos reconcilieis com Deus”.

Pastor da Igreja Batista do Calhau em São Luís do Maranhão

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens