Pr.Roberto Naves Amorim – Trate a Mentira
TRATE A MENTIRA
Em Gênesis 20, após a destruição de Sodoma e Gomorra, Abraão e sua esposa Sara foram morar em Gerar. Chegando na terra eles mentiram sobre a situação conjugal de ambos, afirmando que eram irmãos. Ouvindo essas palavras, o rei de Gerar, Abimeleque, mandou buscar a Sara como esposa. Mas Deus, através de um sonho o avisou que ele morreria por causa de Sara. Abimeleque então nos versículos 4 e 5 disse ao Senhor: “…Senhor, matarás até uma nação inocente? Não foi ele mesmo que me disse: É minha irmã? E ela também me disse: Ele é meu irmão. Com sinceridade de coração e na minha inocência, foi que eu fiz isso.” No versículo 6, o Senhor lhe respondeu: “…Bem sei que com sinceridade de coração fizeste isso; daí o ter impedido eu de pecares contra mim e não te permiti que a tocasses.”
O texto aponta que Abraão e Sara usaram da mentira para proteger suas vidas. A mentira já havia sido parte do comportamento deles conforme Gênesis 12.10-13. Eles estavam ainda tropeçando no mesmo pecado.
Olhando para esse episódio aprendemos que quando mentimos, as consequências podem ser desastrosas para as nossas vidas e para a vida dos que estão ao nosso redor.
Aprendemos também que quando mentimos declaramos que não confiamos no Senhor, pois a mentira é uma forma de nos autoprotegermos, sem nos importarmos com os planos, propósitos, a glória e o nome do Senhor.
Por fim, aprendemos que embora os anos passem — como passaram para Abraão e Sara — isso não significa que estejamos crescendo espiritualmente. Crescimento espiritual é proporcional à rendição diária do “eu” e ao controle de nossas vidas pelo Espírito Santo.
É sempre bom lembrar que quando você mente hoje, a mentira lhe encontrará amanhã. Por isso, trate seriamente a mentira em seu coração e conduta.
Por Roberto Naves Amorim
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.