Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Hamilton Rocha (IBCalhau-São Luis-Ma) publicado na PG do dia 23/02/2020

“O JUSTO FLORESCERÁ COMO A PALMEIRA”

Salmo 92:12

Pr. Hamilton Rocha*

    A Organização Mundial de saúde classifica o envelhecimento em quatro estágios: Meia-idade:  45 a 59 anos; Idoso(a): 60-74 anos; Ancião: 75 a 90 anos e Velhice extrema (quarta-idade): acima de 91 anos.

    Infelizmente, é forçoso dizer, que muitas vezes o idoso não é respeitado em seus direitos. Seja nos postos de saúde, nas repartições públicas, nos estabelecimentos bancários ou nos estacionamentos.

    Entretanto, a Palavra de Deus nos admoesta a respeito do idoso: “Levanta-te diante dos idosos, honra a pessoa do ancião e teme o teu Deus. Eu sou o Senhor” (Levítico19:32).

    É preciso lembrar que “somos uma síntese do tempo: ora tragados pelo tempo, ora aspirando a eternidade” (Kierkegaard).

    No texto em destaque, o salmista declara que “o justo florescerá como a palmeira”. É um símile, uma comparação, uma analogia, um exemplo.

    Em que o justo é comparado a uma palmeira?

I   –  NA BELEZA

    As palmeiras são belas, majestosas. A Palavra de Deus declara a beleza dos idosos: “O orgulho dos jovens é a força, e a beleza dos idosos são os cabelos brancos” (Provérbios 20:29).

    Qual o nosso conceito de beleza?

    Charles Lalo, esteta francês, classificou a beleza em 9 categorias, a saber: Bela, grandiosa, graciosa, sublime, trágica, dramática, espirituosa, cômica e humorística.

    Nas Escrituras Sagradas descobrimos personagens descritos como belos: Moisés, Davi, Saul, Absalão, Sara, Rebeca, Raquel, Ester, Abigail, e tantos outros.

    O profeta Isaías, referindo-se à pessoa de Jesus declara que “não tinha formosura nem beleza; quando olhávamos para ele, não víamos beleza alguma para que o desejássemos” (Isaías 53:2).

    Creio que essa visão de Isaías refere-se ao sofrimento de nosso Senhor na cruz. As crianças eram deslumbradas por ele. Mulheres aproximaram-se dele, tocaram-no, sentaram-se aos seus pés a ouvir-lhe ensinamentos. Que vida haverá mais beleza que a vida de Jesus?

    A crente (justo) é belo quando ele se parece com Jesus.

II  –  NA UTILIDADE

    Poucas plantas são mais valiosas para o homem do que as palmeiras. O que dizer da Carnaúba? (árvore da Providência). E do Babaçu, em exuberância em nosso Estado?

    O cristão, mesmo em idade avançada, pode ser útil.

    David Rubinoff, famoso violinista, aos 90 anos apresentava-se regularmente, principalmente para o público jovem. Dizia ele que “cada um deveria fazer o seu melhor, porque o tempo é precioso”. E o que o motivava? Um poema, gravado em um relógio que ele recebera de um amigo.

    “No relógio da vida só se dá corda uma vez.

      E ninguém tem o poder de dizer exatamente quando os ponteiros vão parar: mais tarde ou mais cedo.

    Hoje é o único tempo que temos.

    Ame, viva, lute por um desejo. Não espere até amanhã, porque pode ser que o relógio pare”. (Martin A. Janis in As Alegrias do Envelhecer).

    Alfred Lord Tennyson, poeta inglês, em sua notável obra “Ulisses” declara:

    “Quão melancólico é parar, chegar ao fim, enferrujar sem ser polido,

    Não brilhar em uso, como se respirar fosse a vida”.

    A vida não se resume em respirar apenas. Podemos ser úteis.

    É possível chegar à velhice e sofrer, na expressão de Paul Tillich, ansiedade de uma vida sem sentido. Devemos, pois, nos lembrar do que Moisés, o grande líder do povo de Israel, nos deixou como lição no Salmo 90: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos um coração sábio” (v.12).

    Gosto desse verso na tradução dos Salmos na Linguagem de Hoje: “Ensina-nos a gastar bem os dias de nossas vidas, para que possamos nos tornar sábios”.

    Mais adiante, no mesmo Salmo, encontramos esse anelo: “Seja sobre nós a graça do Senhor nosso Deus; e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos”(v.17). Nos Salmos na Linguagem de Hoje é assim que lemos: “Dá-nos sucesso em tudo o que fizermos”.

III –  NOS FRUTOS

    O salmista declara: “Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e verdejantes…” (Salmo 90:14).

    Bertrand Russel morreu aos 97 anos em plena lucidez, como atestam suas obras filosóficas e matemáticas. Catãoaprendeu grego aos 80 anos. Goethe escreveu “Fausto” em idade bastante avançada. “É de noite que se avistam as estrelas” (Longfellow).

    O apóstolo João é um belo exemplo de como envelhecer produzindo. A velhice não produziu nele nenhum sentimento de frustração. Ele mesmo se dava o título de “o ancião”. É assim que ele começa a sua 2ª. Epístola. Teria ele cerca de 100 anos.

    Escreveu obras monumentais, o Apocalipse e o Evangelho de João.

    O Apocalipse é um poema épico com suas visões escatológicas. Deus abriu-lhe uma fresta no céu para que ele tivesse essas visões magníficas, enquanto esteve exilado na Ilha de Patmos.

    O Evangelho que leva o seu nome é uma exposição inspirada na pessoa de Jesus. É um verdadeiro compendio de teologia.

    Além dessas obras, escreveu três Epístolas.

    Velhinho, ele não podia ir ao templo em Éfeso, onde foi morar, após a morte do apóstolo Paulo, e assim que deixou o exílio. Seus discípulos o levavam. Depois de uma vida produtiva e produzindo ainda.

    Não basta recolher os anos; importa recolher muito através dos anos. Sem alarde, sem vaidade. Uma velhice que não envergonha.

    Se a mocidade é romance, uma velhice assim é história.

IV –  NA SEGURANÇA

    As palmeiras são encontradas nos mais diversos ambientes. Algumas em dunas e areias; outras em lodaçais e pântanos ou então caracterizam savanas e caatingas. Em qualquer solo a palmeira é uma árvore segura, firme, estável.

    O salmista afirma: “Plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus” (Salmo 92:13).

    A segurança do justo está em Deus: “Pois tu és minha esperança, Senhor Deus; tu és minha confiança desde a mocidade. Tenho me apoiado em ti desde que nasci” (Salmo 71:5,6).

    Em tempos de tanta insegurança em todas as áreas da vida, necessitamos de pessoas que depositem em Deus a sua confiança e a sua esperança.

    E o objetivo da nossa vida, ao chegar à velhice é poder “proclamar que o Senhor é justo”. Dizer também: “Agora que estou velho e de cabelos brancos, não me desampares ó Deus, até que tenha anunciado tua força a esta geração, e teu poder às gerações futuras” (Salmo 71:18).

Pastor da Igreja Batista do Calhau em São Luís do Maranhão
Sermão pregado na Igreja Batista do Calhau, no dia 16/02/2020, em Culto de Ação de Graças de pelos 95 anos de Loide da Cunha Rocha.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens